A crise social e de saúde do Coronavírus está a afetar fortemente as nossas cidades, os sistemas de saúde pública estão sob uma enorme pressão e outras áreas de bem-estar, como a Educação, surgiram imediatamente depois, devido às medidas de contenção. A situação imposta pelo COVID-19 levou as Escolas a mudarem as suas salas de aula para as casas de cada aluno, bem como agora, os professores, darem as suas aulas através de casa.
Os sistemas educacionais tiveram que responder e esta nova situação de trabalho a partir de casa quase da noite para o dia, e isso demonstrou que nem todas as escolas, professores e alunos estavam preparados para lidar com essa mudança. Esta situação sem precedentes, fez com que fosse necessário encontrar novas maneiras de continuar a aprender e a ensinar a partir de casa, adaptando-se e treinando em tempos recorde.
Com o encerramento das escolas, as medidas/soluções tecnológicas e sociais foram rapidamente disponibilizadas para ajudar crianças e jovens estudantes a acompanhar as suas atividades de aprendizagem, mas também para contribuir ao máximo para a diminuição do impacto negativo do período de confinamento.
Acesso à conectividade e fornecimento de dispositivos para todos os alunos; garantir refeições escolares para crianças em famílias que dependem muito delas, ou oferecer atividades educacionais e de lazer por meio das redes sociais para que os pais possam manter os seus filhos ativos em casa, são apenas algumas das soluções que escolas, municípios e governos estão a adotar em todo o Mundo.
Vamos aprender um pouco mais sobre as grandes iniciativas desenvolvidas pelas cidades da rede transnacional ONBOARD!
VILADECANS (Espanha)
De Viladecans, como cidade educadora, o conteúdo educacional dirigido a crianças e famílias é divulgado diariamente no site da Câmara Municipal: Escola em casa. Esta iniciativa foi lançada pelo Departamento de Educação em estreita colaboração com o Departamento de Comunicação, juntamente com a Fundação Ciutat de Viladecans e vários profissionais da educação da cidade que contribuíram com propostas de atividades. Esses recursos educacionais são para crianças de 0 aos 12 anos e os tópicos desses recursos são muito diferentes. É possível encontrar atividades de matemática, música, história, desporto, mindfulness, experiências ou até receitas de culinária. Também inclui conselhos, recursos e dicas para famílias com crianças e jovens com necessidades especiais.
O município também está a contribuir com o Governo Regional no sentido de fornecer dispositivos e conexão à Internet para todos os alunos, para que eles possam seguir as aulas online.
ALBERGARIA-A-VELHA
O município de Albergaria-a-Velha oferece a todos os alunos da Escola Primária e aos seus professores acesso à Escola Virtual. Essa foi uma das soluções encontradas para enfrentar as escolas fechadas e a necessidade de continuar o ensino.
Além disso, a Biblioteca Municipal adaptou algumas de suas atividades para o virtual para as conseguir continuar a desenvolver (desafios de leitura, vídeo com VISITA GUIADA À BIBLIOTECA MUNICIPAL, vídeos-visita a exposições de artistas plásticos, promover CONVERSAS COM...online com artistas e/ou autores da terra).
Para contornar a falta de material informático de alguns alunos, o Município de Albergaria-a-Velha criou um Banco Municipal de Recursos Digitais, composto por doações da comunidade de equipamentos informáticos não utilizados.
POZNAN (Polónia)
Nem todas as crianças têm acesso a computadores em casa e podem participar ativamente da educação à distância. "Todo computador será útil" é uma ação promovida pelo município de Poznan para disponibilizar computadores àqueles alunos que não têm um em casa. As escolas em Poznan estão fechadas desde o dia 11 de março e o município já financiou mais de 300 notebooks, mas é necessário mais equipamentos. É por isso que o município está a incentivar empresas, instituições e indivíduos a fornecerem equipamentos de TI para escolas gratuitamente para os alunos mais carentes. Felizmente, muitos deles responderam rapidamente doando mais de 170 notebooks, computadores e outros materiais até ao momento.
Além do material, nem todos os alunos podem usar, entender e fazer a aula de casa sozinhos sem supervisão e nem todos os pais têm tempo ou conhecimentos para apoiar os seus filhos. É por isso que a cidade de Poznan - juntamente com alguns voluntários coordenados por universidades e fundações - também deu acesso a aulas gratuitas fornecidas por professores ou alunos do ensino secundário.
HALMSTAD (Suécia)
Na escola secundária Sturegymnasiet, em Halmstad, o município entrega cestas de compras para os estudantes de culinária. A sua tarefa é registrar e preparar refeições com as compras entregues em casa, que são fornecidas às pessoas com necessidades especiais.
Outra iniciativa educacional foi implementada através de um questionário de pesquisa enviado aos alunos do ensino secundário, no sentido de saber a sua opinião sobre como a educação tem sido até agora, depois que as escolas e universidades ensinam pela Internet há quase um mês. Perguntas como: acessibilidade e contato com os professores / mentores ou colegas de turma; o que funcionou melhor / pior em comparação com o ensino regular; se o aluno recebeu apoio suficiente da escola; ou há algo especial que o executivo municipal deve considerar em decisões futuras em relação à escola, com base na sua experiência em educação à distância; pretende reunir a opinião dos alunos durante este período de ensino à distância.
TALLINN (Estónia)
O ensino à distância coloca obstáculos para alguns alunos. Em Tallinn, mesmo se as escolas estiverem fechadas, há algumas exceções. No caso daqueles que têm dificuldades para aprender à distância e que não estão a conseguir acompanhar os conteúdos programáticos, ou alunos com necessidades especiais, as escolas podem chamar esses alunos com dificuldades específicas para a escola, com um máximo de 2-3 alunos por sala de aula.