Albergaria-a-Velha – Caracterização do Município
O Município de Albergaria-a-Velha localiza-se na região Centro (NUTS II) e sub-região Baixo Vouga (NUTS III), pertencendo ao distrito de Aveiro. O concelho estende-se por uma área de 158,83 Km2, limitada a norte pelos municípios de Estarreja e Oliveira de Azeméis, a leste por Sever do Vouga, a sueste por Águeda, a sudoeste por Aveiro e a noroeste, pela Murtosa. O município de Albergaria-a-Velha tem cerca de 25.252 habitantes (censos 2011), que se distribuem por seis freguesias: União de Freguesias de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Alquerubim, Angeja, Branca, União de Freguesias de São João de Loure e Frossos e Ribeira de Fráguas. Albergaria-a-Velha tem uma densidade populacional de 159 habitantes/Km2 (censos 2011) superior à densidade populacional média do País (113 habitantes/Km2, censos 2011), refletindo a urbanização do concelho.
O Município integra a CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, instituição pública de natureza associativa e âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.
O concelho de Albergaria-a-Velha beneficia de uma excecional posição geoestratégica na região e no país, sendo atravessado por quatro das mais importantes vias rodoviárias do país (A1, A25, A29 e o IC2), o que permite o acesso rápido às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, aos portos de Aveiro, de Leixões e da Figueira da Foz, ao interior do país e daí a todo o espaço europeu.
Figura 1 - Principais acessos ao concelho de Albergaria-a-Velha
Esta excelente localização constitui-se como um fator essencial e decisivo para o crescimento do concelho e a sua projeção na região e no país em termos económicos, designadamente, no que se refere ao fortalecimento do tecido empresarial, com a instalação e ampliação de cada vez mais empresas na sua zona industrial, e que servem de base à geração de emprego e aumento da população residente.
Em termos económicos o Concelho de Albergaria-a-Velha, embora detenha muita importância na agricultura e na criação de gado, carateriza-se por uma forte industrialização, em especial no setor da indústria transformadora, que representa mais de 58% do total do valor acrescentado bruto (VAB) originado do Concelho. Porém, essa industrialização não é homogénea, sendo as freguesias de Albergaria-a-Velha e Branca as que concentram a grande maioria da atividade industrial.
As atividades do setor secundário mais exercidas são a fundição, a metalomecânica, o fabrico de equipamentos, a transformação das borrachas e plásticos, as madeiras, os têxteis, o fabrico e restauro de mobiliário, a cerâmica, entre outras.
Dados Económicos de Albergaria-a-Velha, 2017
- Mais de 700 empresas
- Volume de negócios superior a 1000 milhões de euros
- Mais de 7000 postos de trabalho
- Cerca de155 empresas exportadoras
- Mais de 400 milhões de euros em exportações