Após vários meses de ausência física por causa da Covid-19, o Município de Albergaria-a-Velha aproveitou a quadra festiva para regressar às instituições e escolas do Concelho com atividades alusivas à época. Em dezembro foram realizadas sessões de músicas de Natal para crianças e, este mês, os técnicos municipais envolvidos na dinamização da Agenda Municipal da Educação estão a Cantar os Reis nas IPSS, nas estruturas residenciais para pessoas idosas da rede privada (lares), jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo. A atividade decorre até 25 de janeiro, em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde.
Com a evolução da pandemia, as atividades da Agenda Municipal da Educação realizadas presencialmente nos estabelecimentos de educação pré-escolar, escolas e IPSS, tiveram de ser adaptadas. Na área da Educação, os projetos musicART (música), Saltitar (atividade física) ou Sementes de Leitura (promoção da leitura), entre outros, ganharam uma nova dinâmica, de forma a permitir que os mais novos continuassem a usufruir destas ações de complemento às atividades letivas.
Com o recurso aos meios digitais, os técnicos municipais têm enviado, de forma regular, sugestões de atividades musicais e desportivas, orientando as educadoras de infância no processo de dinamização. No caso do projeto Sementes de Leitura, que consiste na leitura encenada de um livro que integra as Metas Curriculares de Português dos estudantes do 1.º Ciclo, a Biblioteca Municipal tem gravado vídeos com as histórias, que podem depois ser trabalhadas em contexto de sala de aula.
No caso do pré-escolar, era costume as crianças visitarem a Biblioteca, duas vezes por ano, para participarem na Hora do Conto. Agora, as histórias escolhidas para esta atividade também são transformadas num vídeo, a ser apresentado no jardim-de-infância ou IPSS. Só no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, as atividades da Agenda Municipal de Educação abrangem perto de 1500 crianças.
Na área de Ação Social, as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Idade Maior também foram adaptadas de forma a proteger a faixa da população mais vulnerável à Covid-19. Foi criado um grupo no Facebook, onde os seniores podem trocar experiências, receitas, fotografias ou simplesmente falar do dia-a-dia. No período do Natal, foram também criados vídeos com propostas de trabalhos manuais para fazer em casa com materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental.
Embora muitas crianças e seniores, que têm usufruído destas atividades especiais da quadra festiva, tenham saudades das sessões regulares presenciais, a Câmara Municipal vai continuar a privilegiar os meios digitais, na medida em que a segurança não pode ser descurada nos tempos atuais.