Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), uma iniciativa que encoraja todos os Europeus a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos, durante uma mesma semana em novembro. Este ano, as atividades decorrem entre os dias 20 e 28 sob o tema “Comunidades Circulares”.
O principal objetivo da participação do Município é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, presenciais e online, que abarcam a reutilização de materiais, a reciclagem de vestuário e máscaras, a promoção da compostagem, a inauguração da primeira horta biológica e o combate ao desperdício alimentar.
No primeiro fim de semana, na manhã de 20 de novembro, os munícipes podem participar no workshop “Eco Natal” no Mercado Municipal – A Praça, que promove a reutilização de materiais para criar enfeites, embrulhos e outros objetos típicos da quadra natalícia. A oficina decorre entre as 10h00 e as 13h00, mediante inscrição prévia aqui. No mesmo local, serão ainda distribuídos sacos reutilizáveis para compras mais sustentáveis. Já no domingo, pelas 10h00, as famílias são convidadas a conhecer o património natural do Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas enquanto praticam atividade física na ação “Conhecer e Preservar a Natureza l Desporto em Família”. As inscrições devem ser feitas através do endereço desporto@cm-albergaria.pt. A participação nas iniciativas é gratuita.
Durante a semana, serão desenvolvidas várias campanhas online no facebook do Município, incidindo sobre as temáticas da reciclagem de roupa e a aquisição em 2.ª mão, a reciclagem de máscaras, recordando diversas ações implementadas no último ano e sensibilizando para as boas práticas na reciclagem de resíduos no âmbito do projeto em curso “Albergaria-a-Verde” e a compostagem.
Já no fim de semana de 27 e 28 de novembro, a alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar vão estar em destaque. No sábado, pelas 10h00, vai ser apresentado o projeto da Horta Biológica da Lapa, com a atribuição dos primeiros talhões e a formação inicial sobre os princípios da agricultura biológica.
O dia 27 também marca o início da nova campanha de combate ao desperdício alimentar, desta vez, centrada no aproveitamento da denominada “fruta feia”. No Mercado Municipal vão ser colocados cestos, onde os operadores podem colocar, no final do dia, a fruta que sobrou e que não possui as características adequadas para uma venda posterior (estar um pouco “tocada”, por exemplo), mas que ainda tem qualidade para ser consumida ou transformada noutros produtos, como compotas. Os munícipes podem também entregar a fruta em excesso que produzem nos seus quintais e que não conseguem consumir em tempo útil. Toda a fruta recolhida nos cestos do Mercado Municipal será reencaminhada para IPSS’s do Concelho.
Salienta-se também o arranque dos projetos de Empreendedorismo Escolar que versam sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Semana Europeia para a Redução de Resíduos desafia a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos. As pequenas comunidades e o nosso concelho desempenham um papel muito importante na transição para o consumo sustentável e padrões de produção. Todas as organizações (organizações não governamentais, movimentos populares, empresas, estabelecimentos educacionais, autoridades públicas). Apelamos à participação e adesão de todos os cidadãos individuais que fornecem serviços individuais de prevenção, recolha, reutilização, reciclagem e compostagem para atingir metas de zero resíduos.
Estas ações incluem-se na Estratégia Municipal de Sustentabilidade Albergaria-a-Verde aprovada pela Assembleia Municipal em setembro, encontrando-se alinhada com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Agenda 2030. Por outro lado, corresponde a um compromisso sério do Município com a sustentabilidade e com o próprio futuro do concelho, com a certeza de que a proteção do meio ambiente está nas mãos de cada cidadão.