PAINEL 2 – Desconstruindo o OUTRO
- LER O OUTRO NOS E ATRAVÉS DOS MEDIA
Sara Pereira
Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Em 2020 realizou provas de Agregação em Ciências da Comunicação e em 2004 doutorou-se em Estudos da Criança, área de especialização de Educação para os Media, na Universidade do Minho.
Tem como principais áreas de investigação a Literacia para os Media; as crianças, os jovens e os media; os direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; e públicos e práticas mediáticas. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais nestas áreas.
É co-coordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia.
É coautora do Referencial de Educação para os Media para o Pré-Escolar, o Ensino Básico e Secundário, da Direção-Geral da Educação (publicação original de 2014; versão revista e atualizada publicada em 2023).
É Investigadora Responsável do projeto “bYOU – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT (PTDC/COM-OUT/3004/2020) – 2021-2025.
- HARMONIZANDO INTELIGÊNCIAS: A INTEGRAÇÃO DA IA NA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO E DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS
Celestino Magalhães
Professor Adjunto e Coordenador da Pós-Graduação em TIC: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem na ESDE – Escola Superior de Desporto e Educação no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.
Membro da Comissão Científica do Curso de Pós-Graduação em TIC: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem.
Membro do Conselho Pedagógico da ESDE – Escola Superior de Desporto e Educação no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.
Mestre em Sistemas de Informação e mestre em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia.
As áreas de interesse incluem Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Tecnologia Educativa, Matemática e Ciências. Encontra-se na fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os interesses de investigação são o uso criativo de vídeo e da Realidade Virtual em educação e como estas tecnologias usando smartphones e tablets podem ser estratégias pedagógicas na compreensão de conceitos complexos em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Co-Leader do Google Educator Group - GEG SUPERTABi Portugal. Professor de Programação e Robótica.
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
Carlos Pinheiro
Professor da Escola Secundária Leal da Câmara (Sintra) e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais). Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares desde 2000. Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e gestor e editor da plataforma MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital (https://mild.rbe.mec.pt). Tem vários artigos publicados em livros, jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e bibliotecas escolares. Frequenta atualmente o doutoramento em Ciências da Comunicação.
- Moderação: Isabel Nina [RBE]
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Inglês (Universidade de Coimbra).
Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Universidade Aberta), com a tese "Da leitura ao prazer de ler: contributos da biblioteca escolar".
Pós-graduação em Tecnologias de Informação e de Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
É, desde 2007, coordenadora interconcelhia da RBE, apoiando nove concelhos (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Cantanhede, Estarreja, Oliveira do Bairro, Montemor-o- Velho, Soure e Vila Nova de Poiares).
Em voo de aprendizagem e de partilha...