Decorreu, esta tarde, a primeira reunião de trabalho do Grupo Local URBACT após a aprovação da candidatura de Albergaria-a-Velha à rede europeia ON BOARD. Durante os próximos dois anos, os parceiros locais vão trabalhar, em conjunto, para a implementação da Rede de Inovação Educacional, uma boa prática desenvolvida pela cidade catalã de Viladecans e que, para além de Albergaria-a-Velha, vai ser partilhada pelas cidades de Nantes (França), Tallin (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).
O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. Ao longo dos últimos 15 anos, tem reconhecido como “boa prática” diversos projetos implementados na Europa, ou seja, com potencial para serem partilhados e adaptados noutros países. Albergaria-a-Velha submeteu uma candidatura para integrar a Rede de Inovação Educacional, a boa prática da cidade de Viladecans e, agora, em conjunto com uma rede de parceiros locais, o Município vai definir a melhor forma de adaptar o projeto catalão à realidade Albergariense.
A Rede de Inovação Educacional assenta em dois pilares: a promoção de uma abordagem integrativa e de coresponsabilidade de todas as partes interessadas, que responde a um conceito amplo de educação para além das paredes das escolas; incorporar o uso de tecnologias e ferramentas digitais na sala de aula para ajudar a tornar a educação inovadora e moderna. A rede, consolidada numa plataforma de aprendizagem e intercâmbio, tem como propósito contribuir para a melhoria da educação, privilegiando a inovação, a criatividade e a estreita ligação entre o ensino em sala de aula e a experiência prática, facilitadora na integração no mercado de trabalho.
O Grupo Local URBACT é constituído por 17 representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal, Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, Colégio de Albergaria, Jobra, Associações de Pais, SEMA – Associação Empresarial, CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, bem como por empresários locais. Em conjunto, vão analisar a boa prática da cidade de Viladecans e ver a melhor maneira de implementá-la no Concelho.
A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, esteve presente na primeira reunião de trabalho e afirmou que o programa europeu URBACT é uma oportunidade para fazer, em parceria, mais e melhor pela educação no Concelho. “Temos todos de trabalhar pelos mesmos objetivos, de combater a exclusão social, o desemprego e promover o nosso tecido económico”, salientou.