O Município de Albergaria-a-Velha vai acolher a 26 e 27 de setembro o terceiro encontro transnacional ON BOARD. O projeto europeu, que visa criar uma Rede de Inovação Educacional congrega, para além de Albergaria-a-Velha, as cidades de Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).
Rede de Transferência URBACT
ON BOARD é uma das 23 Redes de Transferência aprovadas pelo programa europeu URBACT co-financiado pelo FEDER. Resultou do reconhecimento da Rede de Inovação Educacional de Viladecans como boa prática pelo programa europeu URBACT. A Rede de Inovação Educacional (EIN) é um espaço colaborativo promovido pela Câmara Municipal de Viladecans, onde município, professores, famílias, empresas e entidades locais interagem e trabalham no sentido de promover projetos inovadores nas escolas da cidade como também projetos na área das TIC.
Atualmente, a Educação enfrenta grandes desafios. Ouvimos com frequência que as crianças do século XXI continuam a ter aulas com metodologias do século XX. O projeto ON BOARD visa contribuir para a atualização dos processos educativos, com o objetivo de preparar e munir os nossos jovens de ferramentas e competências condizentes com as novas necessidades do mercado laboral e da sociedade.
As seis cidades participantes neste projeto, Viladecans (coordenadora), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Albergaria-a-Velha (Portugal), Halmstad (Suécia) e Poznán (Polónia), partilham a visão de os governos locais serem agentes chave na educação dos seus cidadãos. As administrações locais detêm informação detalhada quanto aos agentes locais, oportunidades e necessidades do seu território, bem como sobre a sua estrutura económica, social e cultural, podendo disponibilizar esse conhecimento aos diretores escolares, escolas e professores que por sua vez estão em posição de transformar essa informação em verdadeiras oportunidades para os seus alunos.
As cidades On Board partilham a aspiração de promover a inovação educacional e a convicção da necessidade de envolver os agentes locais para alcançar processos de aprendizagem mais significativos, relevantes e frutuosos que tomam em consideração as realidades locais. E veem a Rede de Inovação Educacional (EIN) como uma ferramenta valiosa para a promoção da cooperação entre os agentes locais e criação de um ecossistema educativo inovador.
Nos dois anos de duração do projeto, as 5 cidades europeias irão desenhar e dar início à implementação de uma rede local de Inovação Educacional, nos seus territórios. As cidades não estarão sozinhas, todas elas terão um grupo de agentes locais (designado de Grupos de Apoio Local), onde representantes da administração local, professores, famílias, empresas, associações e outros agentes locais relevantes irão participar no processo de integração progressiva da EIN ao seu contexto local. Por outro lado, a participação de Viladecans, com base no conhecimento e experiência das restantes cidades europeias e suporte dos seus Grupos de Apoio Locais, deve ser empregue para definir um plano de melhoria da sua rede nos próximos anos.