O Município de Albergaria-a-Velha apresentou oficialmente, no sábado, a Agenda Municipal de Educação 2018/2019, um guia que reúne o conjunto de atividades de complemento letivo, enriquecimento curricular e apoio à família promovido pela autarquia. Dirigida a diferentes níveis e ciclos de ensino, a edição deste ano letivo apresenta 69 iniciativas, que envolvem mais de 3500 estudantes e crianças do pré-escolar.
“A educação é determinante no desenvolvimento de uma sociedade, é a base, mas não é a responsabilidade de uns ou de outros, é de todos”, frisou Catarina Mendes, Vereadora da Educação, na apresentação pública da Agenda Municipal de Educação, que decorreu nas V Jornadas do Professor. Indo para além da responsabilidade e das competências que lhe estão atribuídas, a Autarquia Albergariense quer atuar em mais áreas “complementando a oferta escolar, provocando e agitando públicos, despertando a curiosidade, o sentido artístico, a aptidão física, enfim, a alegria de aprender, conhecer e participar”, realça Catarina Mendes.
Teatro, Música, Alimentação Saudável, Leitura, Desporto, Ambiente, Cidadania, Empreendedorismo ou Ciência são algumas das áreas que integram a agenda. Para além de projetos de introdução das novas tecnologias no pré-escolar e 1.º Ciclo – Kids Media Lab e Portable Learning Labs – a agenda conta com diversas novidades este ano letivo, como o desenvolvimento de atividades no âmbito do Plano Nacional do Cinema, visitas ao Novo Mercado Municipal – A Praça, sessões de Desporto Adaptado, campanhas de redução e separação de resíduos urbanos, Programa Operacional Pedalar (promoção da utilização da bicicleta) ou a escrita criativa integrada no projeto solidário Histórias da Ajudaris.
As iniciativas presentes na Agenda Municipal de Educação são de caráter facultativo, cabendo aos educadores e professores selecionarem aquelas que mais se adequam ao seu grupo e turma. Catarina Mendes salienta que as atividades são fruto da articulação e avaliação conjunta com os Agrupamentos de Escolas, apresentando-se, assim, como uma mais-valia para o Projeto Educativo da comunidade.