No âmbito do projeto EQuality, do programa europeu Erasmus+, o Município de Albergaria-a-Velha apresentou algumas das suas boas práticas em Educação no Congresso da ANDEV, que decorreu no Parlamento Europeu em Estrasburgo, nos passados dias 6, 7 e 8 de dezembro.
Entre as várias ações partilhadas, o Município referiu o projeto “Scratch4all”, constituído por sessões semanais de técnicas básicas de programação nas turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo. A complementar estas aulas, o Município disponibiliza, na Biblioteca Municipal, o Laboratório de Programação e Robótica, que dinamiza oficinas criativas e de experimentação de forma regular para crianças e jovens entre os 7 e os 15 anos.
Outro projeto em destaque foi o “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso” que, desde 2020, tem promovido diversas ações de capacitação de alunos, docentes e pais, com vista a promover o sucesso escolar. Como suporte às várias atividades realizadas - nas áreas de inteligência emocional, gestão do tempo, parentalidade, nutrição, técnicas de comunicação, entre outras - existe a página de Internet do projeto, que conta já com 360 artigos publicados e uma média mensal de 1000 visitas. Na apresentação do Município de Albergaria-a-Velha, foram ainda salientadas as atividades educativas do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos e o espetáculo anual de encerramento da Art’J.
O projeto EQuality, que consiste na partilha de boas práticas na área da Educação direcionadas para os desafios atuais em contextos diversos, é liderado pela Associação Francesa de Diretores de Escolas (ANDEV) na cidade de Nantes, tendo como parceiras as cidades de Albergaria-a-Velha, Rillieux La Pape (França) e Ditzingen (Alemanha). Em Estrasburgo, os trabalhos foram acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, pela Vereadora da Educação, Catarina Mendes, e pelo técnico municipal responsável pela candidatura, Noel Gonçalves.