O Município de Albergaria-a-Velha já tem concluído o plano concelhio de combate ao insucesso escolar a integrar a ação da Componente Municipal do Educ@RA. Este projeto, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, visa a promoção do acesso a uma educação de qualidade na região e inclui nas suas oitos vertentes uma área em que cada Município pode implementar um plano específico para a sua comunidade escolar. Em Albergaria-a-Velha o projeto a implementar designa-se Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso.
O objetivo geral do projeto Albergariense de combate ao insucesso escolar é promover estratégias que aumentem o bem-estar do aluno e facilitem uma relação saudável e gratificante com a escola, envolvendo toda a comunidade escolar. Em termos gerais, esta componente Municipal inspira-se no modelo sueco Brain Gym, que dá enfoque à gestão das emoções, e com o qual o Município teve contacto no âmbito do projeto europeu On Board, uma rede de inovação na área da Educação.
Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso vai englobar crianças e jovens da Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, alunos do 9.º ano, bem como Educadores de infância, Professores, pessoal não docente e famílias. Para cada nível de ensino, são implementadas ações diferenciadas nas áreas da Parentalidade Consciente, Educação e Formação Contínua e Desenvolvimento Pessoal/ Comportamental. Muitas ações vão desenvolver-se em formato online, dadas as condições atuais.
Para as crianças da Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos, as atividades vão englobar, não só os mais novos, mas também os pais, que vão poder participar em várias oficinas que promovem uma participação mais ativa na educação formal e informal dos seus filhos. Comunicação positiva, a arte de brincar, a gestão da ansiedade ou o impacto das novas tecnologias são algumas das temáticas a abordar. Para as crianças, vai ser aplicado o modelo Brain Gym, com a disponibilização de vídeos sobre a boa gestão de diferentes tipos de emoções a trabalhar em contexto de sala de aula.
Já para os estudantes do 9.º ano, o enfoque vai ser na orientação e coaching vocacional, onde o aluno pode aprender a conhecer-se e a descobrir o seu propósito, muitas vezes, com a ajuda de histórias inspiradoras. As sessões, a serem desenvolvidas online, serão moderadas por um agente educativo (psicólogo). De forma transversal a todos os ciclos de ensino, serão promovidas sessões de inteligência emocional (visualização criativa, mindfulness, competências emocionais), bem como ações de regulação emocional e desenvolvimento profissional de professores.