No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a FPPD- Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, vai dinamizar uma atividade de demonstração e experimentação de duas modalidades de desporto adaptado no dia 27 de novembro.
A iniciativa, de participação gratuita, é dirigida a pessoas com deficiência e/ou incapacidade e decorre das 10h00 às 12h00, no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, e das 14h00 às 16h00, no Pavilhão Municipal da Branca. Nos dois equipamentos desportivos vai ser possível experimentar as disciplinas de saltos e lançamentos da modalidade de Atletismo e praticar Boccia.
Não obstante ser uma atividade gratuita, as pessoas interessadas devem fazer uma inscrição prévia até 23 de novembro através dos seguintes contactos: 234 529 308 / 234 520 190 ou servico.social@cm-albergaria.pt.
No mês de maio, o Município assinou um protocolo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha com vista a promover a prática desportiva, na sua vertente adaptada, junto das pessoas com deficiência ou incapacidade. Nos últimos seis meses, têm sido desenvolvidas aulas de Natação, Boccia e Atletismo nos equipamentos municipais, não só com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, mas também para motivar e preparar os alunos para a competição desportiva.
No dia 7 de novembro, quatro atletas da equipa de desporto adaptado da APPACDM de Albergaria-a-Velha tiveram a sua estreia em provas de competição no 10.º Encontro de Atividades Aquáticas, que decorreu nas Piscinas Municipais de São João da Madeira. Neste primeiro torneio, os resultados foram muito positivos. Maria Celeste Arrojado e Sandra Aguiar participaram nos 25 metros Livres Femininos – Master e conquistaram o 1.º e o 4.º lugar, respetivamente. Nos 25 metros Livres Femininos – Sénior, Norvinda Tavares acabou a prova na 2.ª posição e, nos 25 metros Livres Masculinos – Autismo, João Soares foi vencedor.
Atualmente, existem um total de 33 participantes nas aulas de desporto adaptado, cinco dos quais praticam duas modalidades. Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, destaca que “é uma aposta clara do Município fomentar a inclusão e a participação de todos os cidadãos nas atividades e projetos desenvolvidos no Concelho”.