O Dia Internacional das Florestas/ Dia da Árvore foi celebrado a 21 de março no Concelho de Albergaria-a-Velha com três ações que envolveram várias gerações, das crianças do 1.º Ciclo aos adultos.
Nos baldios de Valmaior, em Vila Nova de Fusos, freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, um grupo de 26 crianças da Escola Básica da Cruzinha aproveitaram a manhã para plantar alguns sobreiros e colocar tubos de proteção nas árvores plantadas no ano passado. Na iniciativa conjunta da Associação Florestal do Baixo Vouga, Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas e Município de Albergaria-a-Velha, os mais novos aprenderam que não basta somente plantar árvores, mas que é necessário acompanhar o seu crescimento, protegendo-as dos ventos fortes e dos roedores.
Numa outra zona dos baldios, um grupo de 30 voluntários, de entre os quais, os dois Comandantes da Proteção Civil do Centro Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica e técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, participou numa ação de controlo de acácias. Esta espécie invasora, de rápida proliferação, compete com as árvores autóctones por água e nutrientes, prejudicando o seu desenvolvimento. As acácias produzem também muito material combustível, contribuindo para os fogos florestais. Sendo os baldios de Valmaior uma área de localização estratégica em termos de proteção contra incêndios, a ação de voluntariado pretendeu sensibilizar a comunidade para os perigos da espécie infestante.
Mais próximo do centro da cidade, na zona de Nossa Senhora de Socorro, 85 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha plantaram árvores no âmbito do projeto EMRC – Carbono Zero. A iniciativa, promovida pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica em parceria com as Ciências Naturais, visa incutir nos jovens o dever de serem responsáveis pelo bem-estar de toda a criação e, nela, da própria humanidade. Com o apoio de colaboradores e colaboradoras do Município foram plantadas 20 árvores das espécies prunus cerasifera e prunus avium, bem como alguns carvalhos trazidos pelos próprios estudantes.
As vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida, responsáveis pelas áreas da Educação e do Ambiente, respetivamente, o Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Jorge Lemos e João Cruz, coordenador do Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, acompanharam as ações durante o período da manhã. Catarina Mendes reforça que é “objetivo do Município contribuir para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida, sensibilizando a população das diferentes faixas etárias para a necessidade de cuidar da floresta, quer através da plantação de árvores, quer cuidando do que já está plantado”.