O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e o Vice-Presidente, Delfim Bismarck, deslocaram-se à cidade de Santa Cruz, em Cabo Verde, de 26 a 29 de março para oficializarem o acordo de geminação entre os dois municípios aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha em 26 de junho de 2020.
A convite do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Alberto Gonçalves Silva, os autarcas Albergarienses participaram em diversas atividades, nomeadamente: na sessão de assinatura do referido protocolo; numa reunião de trabalho conjunta em que foi apresentado o concelho de Albergaria-a-Velha; na sessão de entrega de prémios da Global Money Week a jovens estudantes empreendedores; numa reunião com o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. António de Albuquerque Moniz; e na Sessão Solene de Comemoração do 50.º Aniversário do Município de Santa Cruz, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Carlos Fonseca.
Foi também entregue ao Município de Santa Cruz diverso material didático e escolar reunido na sequência de uma campanha de angariação que decorreu no início de março, prevendo-se para breve o envio de mais material do mesmo género.
O protocolo de geminação agora oficializado entre os dois municípios prevê o desenvolvimento de um programa de intercâmbio cultural, social, desportivo, educativo, empresarial, informativo e turístico, para difusão recíproca da cultura dos dois povos e cooperação em programas de desenvolvimento de ambos os municípios.
Esta viagem serviu, igualmente, para fortalecer relações entre empresas do concelho de Albergaria-a-Velha que já estão instaladas no território, bem como abrir perspetivas e estabelecer contactos a outras que o queiram fazer no futuro, estando neste momento abertos os canais de comunicação para estabelecer esses contactos, estando o Município disponível para colaborar com as empresas na materialização de várias oportunidades de negócio.
O Município de Santa Cruz, localiza-se na Ilha de Santiago, com 28 povoados dispersos, cobrindo uma superfície de 149.30 km2, 26.298 habitantes, situando-se a sede do Concelho em Pedra Badejo. Aquele município não dispõe de recursos naturais que não sejam os solos aráveis nas planícies favoráveis à prática da agricultura, alguma atividade piscatória, estando presentemente a dar os primeiros passos ao nível do turismo.