O Município de Albergaria-a-Velha vai organizar a 22 de março um conjunto de ações para celebrar o Dia Mundial da Água, sensibilizando vários públicos para a importância deste bem tão essencial, mas também escasso.
Para as crianças do pré-escolar da rede pública e solidária do Concelho, a Autarquia, em parceria com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, a Águas do Vouga e a Associação de Municípios do Carvoeiro, apresenta a peça de teatro Viagem à Origem da Água da Torneira, acompanhada por outras atividades lúdicas e pedagógicas. Produzida pela associação Pantopeia, a peça está especialmente desenhada para sensibilizar e educar o público infantil para a importância da água na vida, abordando também a relevância do trabalho que empresas como a AdRA e a Águas do Vouga desenvolvem para levar a água desde a natureza até às torneiras das suas casas. No Cineteatro Alba vão decorrer duas sessões, uma das 10h00 às 12h00, e a outra das 14h00 às 16h00.
Durante a tarde, o público em geral pode descobrir alguns dos moinhos de água que integram a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, num passeio que partirá da Biblioteca Municipal pelas 14h00. O percurso inclui paragens no Moinho do Porto de Riba, em Soutelo, e no Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas. A visita é gratuita, mas de inscrição obrigatória em turismo@cm-albergaria.pt. As vagas são limitadas.
A encerrar as comemorações do Dia Mundial da Água, terá lugar pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, uma palestra sobre o tema, proferida por Fátima Alpendurada, professora e Confreira da Água. Na iniciativa, haverá ainda tempo para a leitura de um poema de Francisco Pinho e para uma prova de águas, realizada pela confreira Celeste Guido. A entrada é livre.
O Dia Mundial da Água é oficialmente celebrado desde 1992, ano em que os países presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente decidiram implementar medidas para poupar este recurso e promover a sustentabilidade no planeta.