A Assembleia Municipal de Albergaria vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês, sempre com a preocupação de envolver a comunidade nesta importante data para a Democracia portuguesa. De 6 a 25 de abril, os Albergarienses vão poder contar com um programa que, além da tradicional cerimónia evocativa no dia 25, vai incluir música, cinema, teatro, conversas e exposições.
As comemorações têm início a 6 de abril, pelas 16h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. Sob o tema “O Legado de um Cravo”, vai ser debatida a “Censura” com docentes e alunos do Agrupamento de Escolas de Branca, sendo igualmente inaugurada uma exposição sobre a temática, com livros censurados pela Ditadura. Durante a tarde, será ainda apresentada a edição comemorativa do livro “A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha e os seus Membros – 50 Anos em Democracia”, uma obra que traça a História da composição deste importante órgão autárquico após a Revolução. O momento musical estará a cargo de José Rui Branco, Hugo Gamboias e Diogo Passos.
A 12 de abril, pelas 18h00, decorre a abertura oficial de mais três exposições, desta vez, no Cineteatro Alba. Patentes neste equipamento, estarão duas mostras fotográficas – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente. O público poderá ainda apreciar a exposição documental “Albergaria em Tempos de Abril”, com informações curiosas sobre a vivência desta época no Concelho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Albergaria-a-Velha animará o momento.
No dia seguinte, falar-se-á de “Gastronomia; antes e depois de Abril”, a partir das 15h00, na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, com a participação musical do Coro da Oficina Trauteias e Rodopias – Programa Idade Maior. À noite, sobe ao palco do Cineteatro Alba a peça “Revolution (título provisório)”, uma cocriação da ASTA, Baal17, d’Orfeu AC e O Teatrão, onde 16 intérpretes, entre atores e músicos, propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espectador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje.
Na tarde “Abril Jovem”, no dia 19, a juventude e o diálogo intergeracional com quem viveu os tempos de Ditadura vai animar a Sala Principal do Cineteatro Alba. Além de uma conversa com o Capitão de Abril General Luís Nelson Santos, haverá momentos musicais e criativos com a participação de estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, Colégio de Albergaria, Jobra e idosos da Rede Solidária.
O domingo, 21 de abril, é dedicado ao cinema, com a projeção do filme “Salgueiro Maia: O Implicado” no Cineteatro Alba pelas 18h00. Com realização de Sérgio Graciano, a longa-metragem faz o retrato do capitão que chefiou os elementos da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e tomou Lisboa, mudando para sempre o curso da História política e social do país. Já na noite de 24, Miguel Araújo sobe ao palco da Sala Principal para um concerto inserido na digressão Casca de Noz.
No dia 25 de abril, a partir das 11h00, a Alameda 5 de Outubro vai acolher uma mostra das freguesias, associações e outras entidades, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua. Pelas 14h00, os órgãos do Município irão prestar um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril; à APPACDM de Albergaria-a-Velha, pelo seu notável esforço de inclusão do cidadão com deficiência; e aos bombeiros voluntários, que, antes e após o 25 de Abril, sempre se mantiveram fiéis ao seu lema “vida por vida. Pelas 15h30, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.
A Cerimónia Evocativa do 25 de Abril continua no Cineteatro Alba às 16h00, com um Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, com a participação dos antigos deputados da Assembleia da República Maria de Belém Roseira e António Lobo Xavier, moderados pelo jornalista Rui Baptista. Nos momentos musicais, será possível desfrutar da música do Coro Infantil e da Banda Filarmónica da ARMAB. As comemorações terminarão com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às exposições patentes no Cineteatro Alba.
Abril nas Freguesias
Com o objetivo de envolver o maior número de pessoas nas comemorações, a Assembleia Municipal desafiou as seis Juntas de Freguesia a apresentarem programas complementares, em dias distintos, para assinalar os 50 anos da Democracia. Palestras, momentos musicais, exposições, a distribuição de cravos, a apresentação de um documentário e revista, demonstrações de produtos locais, atividade física e a inauguração de um mural de Abril fazem parte dos programas das freguesias – Albergaria-a-Velha e Valmaior (14 de abril); São João de Loure e Frossos (19 de abril); Angeja (19 e 20 de abril); Branca (20 de abril); Alquerubim (21 de abril); e Ribeira de Fráguas (24 de abril).
O Programa detalhado das Comemorações encontra-se disponível aqui.