No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebrou a 25 de novembro, os Albergarienses não ficaram indiferentes a esta problemática e saíram à rua para assinalar a data.
O CLDS "Albergaria Integra'T", em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha e a Rede Local de Intervenção para a Violência Doméstica, organizou a 1.ª Corrida/Caminhada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que contou com a participação de cerca de 400 pessoas.
A corrida/caminhada, que teve como mote Meta: Violência Zero, iniciou com a largada de balões, onde foram colocadas mensagens pessoais relativas ao dia. Ao longo do percurso – de dez quilómetros para a corrida e oito para a caminhada - foram também afixados vultos com estatísticas nacionais, distritais e locais relacionadas com a violência exercida contra as mulheres e histórias reais de mulheres que faleceram vítimas de violência. Estas histórias foram disponibilizadas pela associação ANIMAR, e integram a exposição Aqui morreu uma Mulher. Foi oferecida uma T-Shirt e pulseira refletora a todas as pessoas participantes.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albergaria-a-Velha, no âmbito da campanha Novembro – Mês Especial: Por um Mundo Melhor para as Nossas Crianças, realizou também uma ação de sensibilização dirigida às mulheres no passado sábado. Em 38 estabelecimentos do Concelho (cafés, pastelarias, farmácias supermercados) foram entregues pequenos cartões com a inscrição de frases usadas pelos agressores, em contexto de violência contra as mulheres, e um artigo da Convenção sobre os Direitos da Criança, contrariando essa frase violenta e alertando para a proteção legal das crianças em relação a todas as formas de violência.
Foi objetivo da CPCJ levar a comunidade a questionar-se, fazer circular informação e aumentar a segurança destas mulheres para denunciarem ou procurarem mais informação, contribuindo, assim, para a eliminação progressiva da violência, a promoção dos direitos e a proteção das crianças.