Decorreu, ontem, na Reitoria da Universidade de Coimbra, a cerimónia de entrega das bandeiras “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Esta distinção visa reconhecer municípios que têm medidas facilitadoras da vida familiar e que colaboram no combate ao envelhecimento e desertificação, sendo fonte de riqueza, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social.
O Município de Albergaria-a-Velha foi premiado com a bandeira palma e estiveram presentes nesta sessão solene de entrega de bandeiras a Vereadora Sandra Almeida e a Chefe de Divisão de Educação e Ação Social, Sónia Valente. A cerimónia foi conduzida por Rita Mendes Correia, Presidente da Associação Portuguesa de Famílias; Fátima Correia, representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis; Fernando Santos, representante da Fundação Millennium BCP- mecenas do Projeto; Fernando Queiroga, representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente da Câmara de Boticas e, ainda, João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.
O processo de candidatura para este reconhecimento passa pela resposta exaustiva a um conjunto de questões em dez áreas de atuação: 1) Apoio à Maternidade e Paternidade; 2) Apoio às Famílias com Necessidades Especiais; 3) Serviços básicos; 4) Educação e Formação; 5) Habitação e Urbanismo; 6) Transportes; 7) Saúde; 8) Cultura, Desporto, Lazer e Tempo Livre; 9) Cooperação, Relações Institucionais e Participação Social e 10) outras iniciativas tais como a devolução da receita de IRS às famílias. Neste processo, todas as respostas apresentadas têm de ser corroboradas através da apresentação de evidências, tais como a apresentação de links, normas, protocolos, entre outros.
O Executivo Municipal considera que este reconhecimento é fruto das medidas que têm sido implementadas e reforçadas, nomeadamente ao nível escolar, bem como o recente compromisso com a UNICEF - Cidade Amiga das Crianças, o apoio junto das IPSS, a aposta na promoção do envelhecimento ativo e saudável, no IRS amigo das famílias e outros apoios sociais. Acrescenta-se ainda o dinamismo no desporto, o investimento na mobilidade suave e no combate ao desperdício.
Em 2023 foram reconhecidas 81 autarquias palma - autarquias distinguidas há três ou mais anos consecutivamente, como o Município de Albergaria-a-Velha - e 27 Autarquias distinguidas há menos de três anos consecutivos.