O Município de Albergaria-a-Velha inaugurou, esta tarde, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROAA). Com uma área de construção de 542 m2, para o edifício de serviços, e mais 190 m2 para as celas, o CROAA implicou um investimento municipal de 437 139,74 euros, tendo recebido um apoio de 50 000 euros da Direção-Geral das Autarquias Locais e outro no valor de 20 314 euros do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente, salienta que este equipamento, há muito desejado pela comunidade, vem contribuir para a melhoria do bem-estar animal, na medida em que recolhe, cuida e encaminha para adoção cães e gatos errantes encontrados no Concelho. “Há que dar dignidade aos animais”, frisa a Vereadora.
António Loureiro, por seu lado, destaca a unanimidade que este projeto do CROAA reuniu nos órgãos de poder local, incluindo todos os vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal e Presidentes das seis Juntas de Freguesia. O autarca, na cerimónia de inauguração, fez questão de agradecer, de forma especial, o munícipe Serafim Dias dos Santos, que doou os terrenos para a construção do equipamento.
O Centro de Recolha Oficial de Animais, situado em S. Marcos, freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, é constituído por dois edifícios de piso único, onde se podem encontrar 13 boxes para cães, incluindo duas boxes semicirculares de isolamento e quarentena, gatil, espaço de atendimento, gabinete de vacinação e tratamentos, gabinete veterinário, sala de enfermagem, sala de esterilização, sala de recobro, zona de higienizarão, zona de parque, espaços de apoio e arrumação. Além destas áreas, salienta-se que o Município cedeu à Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha uma zona com 10 boxes.
Com a inauguração do Centro de Recolha Oficial de Animais de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal passa a ter condições de receção e acolhimento de animais vadios e errantes. Nas boxes, será possível recolher até um máximo de 39 cães, com a área cedida à Associação a ter uma lotação máxima de 30 animais. No gatil, há espaço para albergar cerca de 10 gatos.
O CROAA tem como objetivos controlar a população de cães e gatos do Município de Albergaria-a-Velha, garantido o bem-estar animal e a saúde pública. No equipamento, os animais recolhidos são avaliados e, caso não sejam reclamados no período legal, são encaminhados para adoção.
O horário de funcionamento do CROAA será de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12:30 e das 13H30 às 17h00.