O Município de Albergaria-a-Velha participou, ontem, no “Encuentro para el impulso del transporte ferroviário del Corredor Atlántico – en su tramo ibérico – y su conexión com Madrid”, que decorreu em Salamanca, Espanha. O Município foi representado pelo Vice-Presidente Delfim Bismarck.
No evento, discutiu-se a necessidade de incentivar o transporte ferroviário desde o Corredor Atlântico até à capital espanhola, envolvendo as regiões do Porto, Aveiro, Salamanca e Madrid. Na declaração institucional saída do encontro, foi afirmado que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias. O esforço conjunto deve facilitar uma ligação mais eficaz entre as cidades e as regiões de ambos os países, com o objetivo de fortalecer a competitividade das linhas existentes, através da otimização dos traçados e da eletrificação integral da rede, e melhorar a interoperabilidade das infraestruturas ferroviárias para conseguir uma circulação fluida e regular de comboios entre Espanha e Portugal.
Neste contexto, destaca-se a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico que une os portos portugueses com Espanha e com o resto da Europa através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, assim como a ligação com Madrid. A aceleração desta conexão transfronteiriça irá facilitar um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias, gerando novas oportunidades empresariais e maiores possibilidades de fixar a população.
No final da declaração, as entidades públicas e privadas presentes no encontro exortam os governos português e espanhol a impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid, bem como garantir a implementação de comboios de alta velocidade.
Entre as várias presenças portuguesas, é possível destacar o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, o Presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Eduardo Feio, o representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves, o Presidente da AIDA, Fernando Castro, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Paulo Vaz, e diversos autarcas portugueses.