Um grupo de 14 jovens de Portugal, Bulgária, Eslovénia, Espanha, Grécia e Itália estiveram nos dias 27 e 28 de março em Albergaria-a-Velha para preparar o intercâmbio europeu do projeto Youth Exchange, que vai decorrer no Concelho em julho. O projeto é uma iniciativa do Município, aprovada e inserida no Erasmus+, o Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.
O projeto Youth Exchange pretende facilitar a troca de experiências entre organizações de seis países europeus na área do empreendedorismo jovem e da inclusão social. “A entrada no mercado de trabalho, para inúmeros jovens, é vista como uma fase onde predomina o desemprego, a precariedade e a insegurança, à qual está associada ainda a dependência económica durante um período incerto”, explica António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha.
Através do intercâmbio Youth Exchange, pretende-se promover o diálogo entre jovens de vários países europeus sobre as práticas que estão a ser levadas a cabo para combater as dificuldades que os mais novos sentem quanto querem construir o seu percurso profissional e pessoal e que podem ser da área financeira, geográfica ou até mesmo de origem étnica.
Nestes dois dias, o grupo de jovens – que incluiu quatro estudantes Albergarienses – preparou as questões técnicas e logísticas do intercâmbio de julho, que irá envolver cerca de 48 jovens, aproveitando também a ocasião para conhecer os equipamentos e dinâmicas de Albergaria-a-Velha.
No âmbito do Erasmus+, o Município está a desenvolver, igualmente, outro projeto com nove organizações de seis países europeus dirigido a técnicos de juventude e empreendedorismo. O projeto Training Course visa capacitar os profissionais que trabalham com os grupos mais expostos aos efeitos do mercado de trabalho e que apresentam elevado risco de desemprego e exclusão social. O encontro com 32 técnicos europeus terá lugar em maio, em Albergaria-a-Velha
Os dois projetos aprovados pelo programa Erasmus+ enquadram-se no Plano de Ação e Empreendedorismo Albergaria Empreende+, no eixo Educação e Formação.