O Município de Albergaria-a-Velha recebeu, ontem, a bandeira de “Autarquia Familiarmente + Responsável” numa cerimónia pública, em Coimbra. Estiveram presentes na sessão Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Rita Mendes Correia, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e Rosário Carneiro, do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Esta foi a segunda vez consecutiva que a Autarquia Albergariense recebeu esta distinção.
O Observatório das Autarquias familiarmente Responsáveis, um organismo criado no âmbito da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, distingue anualmente autarquias com medidas facilitadoras da vida familiar, nomeadamente em áreas como a educação, ação social, acessibilidades, saúde, desporto e cultura.
Para a Câmara Municipal, esta distinção é o reconhecimento dos vários projetos que tem implementado nos últimos tempos, em diferentes áreas, que visam promover o bem-estar familiar. É possível destacar o reforço contínuo ao nível da Educação e Ação Social, com o aumento do número de bolsas de estudo do ensino superior para estudantes com dificuldades económicas; a oferta de tablets no 1.º Ciclo; a disponibilização do Banco Municipal de Manuais Escolares; a criação de projetos de inovação na Educação; o apoio ao arredamento urbano para fins habitacionais, o apoio aos consumos domésticos de água, saneamento e resíduos; a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, bem como o apoio às famílias com necessidades especiais.
Nos domínios dos transportes e acessibilidades, verificou-se uma aposta clara na mobilidade suave e a ligação entre freguesias com a MOB*A e o Albus e a criação e manutenção das ciclovias. No Ambiente, reforçou-se uma política de sensibilização de proximidade para as questões da reciclagem, reutilização e desperdício alimentar, bem como a beneficiação de parques de lazer e de espaços ao ar livre. Finalmente, o Município tem mantido uma oferta desportiva e cultural variada para todas as faixas etárias, permitindo um acesso acessível a diversas atividades de ocupação de tempos livres em família.
Na candidatura a este reconhecimento evidenciaram-se, ainda, todas as medidas implementadas ao nível da prevenção e atuação em resposta à Pandemia Covid19, nomeadamente a linha telefónica de apoio psicossocial, a oferta de máscaras, a higienização de espaços públicos e o apoio às instituições locais.
O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008, com o propósito de dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias; potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros; e colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias, possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.