A Cidade Social e a APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto atribuiu a Albergaria-a-Velha, pelo terceiro ano consecutivo, a distinção “Município Amigo do Desporto”. O galardão foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, no Congresso da APOGESD. Em 2018 foram reconhecidos um total de 88 municípios de todo o País.
O Programa “Município Amigo do Desporto” visa criar e dinamizar um observatório do desporto municipal, sendo a sua missão monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa. Em 2016, Albergaria-a-Velha foi um dos primeiros 20 municípios a receber o galardão.
Para António Loureiro, a terceira distinção é a confirmação da boa estratégia que o Município tem seguido na área do Desporto. “Continuamos a aumentar e a diversificar a oferta, quer em termos de equipamentos, quer em termos de atividades”, afirma o autarca. Como exemplos, destaca o desenvolvimento de um programa de Desporto Adaptado, a construção de ciclovias nas freguesias, o projeto MOB.A - Mobilidade Operacional Bicicleta Albergaria (a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente) e o POP – Programa Operação Pedalar (a promoção da bicicleta no pré-escolar e 1.º Ciclo).
Em termos de investimento nas infraestruturas desportivas, António Loureiro salienta as obras, a decorrerem, no Pavilhão Polidesportivo de Alquerubim, bem como a melhoria dos equipamentos nas Piscinas Municipais da Branca e São João de Loure. Para 2019, a Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha será alvo de um projeto de requalificação que inclui ainda a aposta na eficiência energética.
Na época desportiva 2018/2019, perto de 3800 pessoas utilizam, de forma regular, os diferentes equipamentos municipais, compostos por três piscinas (2200 utilizadores), quatro pavilhões polidesportivos (900 utilizadores), dois estádios (600 utilizadores) e 3 polos do Centro Municipal de Marcha e Corrida (60 utilizadores). É de referir que o programa de Desporto Adaptado, para pessoas com deficiência e/ou incapacidade, conta com 70 participantes.
O programa “Município Amigo do Desporto” tem o apoio institucional do Secretariado de Estado da Juventude e do Desporto.