No âmbito do Projeto “Empreendedorismo nas Escolas” de Albergaria-a-Velha, os alunos do 3.º Ciclo do Concelho vão poder participar, pela primeira vez, no Concurso de Ideias Júnior, uma prova que “dá palco” às ideias inovadoras criadas pelos mais jovens. Esta é a grande novidade da 8.ª edição do projeto de empreendedorismo, que já arrancou nas escolas do Concelho com as sessões de capacitação em sala de aula.
O “Empreendedorismo nas Escolas” tem como objetivo criar uma cultura empreendedora nos estabelecimentos de ensino, promovendo o espírito de iniciativa, a cooperação e a participação ativa jovem. Ao dotar os alunos, desde o 1.º Ciclo, de competências, conhecimentos e atitudes empreendedoras, pretende-se moldar mentalidades que poderão, mais tarde, trazer repercussões positivas na inovação e desenvolvimento económico do Concelho. Até ao momento, estão 48 turmas inscritas na 8.ª edição do projeto, com o Município a prever ainda mais adesões. É de referir que esta iniciativa é desenvolvida em estreita parceria com os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca e com o Colégio de Albergaria.
Para os diferentes ciclos de ensino, estão agendadas atividades distintas. No 1.º Ciclo (turmas do 3.º e 4.º ano) as crianças são convidadas a refletir e a construir jogos que sensibilizem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já no 2.º Ciclo, os alunos debruçam-se sobre o Empreendedorismo Social, pensando em soluções que possam ser uma mais-valia para as instituições/coletividades locais. As ideias e os projetos desenvolvidos pelos mais novos são apresentados à comunidade na Mostra de Empreendedorismo Júnior, a decorrer a 4 de junho.
Tal como os seus colegas do Ensino Secundário e Profissional, os alunos do 3.º Ciclo vão poder participar, pela primeira vez, num Concurso de Ideias, onde procurarão entusiasmar representantes de diversos setores da sociedade com os seus projetos inovadores ligados às temáticas da fauna, flora, património e recursos endógenos. O Concurso de Ideias Júnior terá lugar a 7 de junho.
Dois dias depois, será a vez dos alunos mais velhos mostrarem a sua criatividade no Concurso de Ideias de Negócio. Em edições anteriores, este evento já trouxe “à luz do dia” vários projetos originais, como uma mochila com bolsa que conserva a temperatura dos alimentos, um carro de supermercado que permite o encaixe de carrinhos de bebé ou uma pulseira eletrónica que dá um alerta quando um diabético está a ter uma crise de hipoglicémia.
Para melhor preparar os alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Profissional, serão realizados Bootcamps em abril, onde os jovens poderão trocar ideias e aperfeiçoar a sua apresentação pitch com vários mentores.