A importância das novas tecnologias no ensino e a necessidade de as introduzir desde os primeiros anos foi o tema em destaque nas V Jornadas do Professor, que decorreram na manhã de 13 de outubro, no Cineteatro Alba. Ao longo do evento, foram apresentados os dois projetos que o Município está a implementar no pré-escolar e no 1.º Ciclo, no âmbito da Agenda Municipal de Educação, e partilhadas ferramentas que educadoras e docentes podem utilizar em contexto de sala de aula para cativar as crianças num mundo cada vez mais digital.
Desenvolver o pensamento computacional nas crianças do pré-escolar, levando-as a ordenar as ideias e a planear ações para obter determinados resultados é o objetivo do Kids Media Lab. Ricardo Pinto, formador do projeto em fase de implementação nos jardins-de-infância do Concelho, salientou que devemos preparar as crianças, desde cedo, para os desafios tecnológicos que irão encontrar na idade adulta. No entanto, as atividades na área da robótica e da programação simples não devem ser pontuais, mas sim integradas de forma regular no dia-a-dia do jardim-de-infância, sendo fundamental sensibilizar as educadoras para esta realidade.
De forma a dar continuidade a uma estratégia desenvolvida no pré-escolar, o Município vai desenvolver, no 1.º Ciclo, o Portable Learning Labs, um dos projetos vencedores da última edição do Orçamento Participativo. Para Edgar Borges, docente e mentor do projeto, “o presente é a construção do futuro, com base na experiência do passado”; tendo em conta o “trabalho no terreno” que tem desenvolvido em várias escolas, Edgar Borges defende que o professor tem de ser um orientador e não um mero transmissor de conhecimento. As novas tecnologias devem ser uma ferramenta privilegiada de ensino e, com os laboratórios portáteis, a tecnologia chega à sala de aula, sem necessidade de docentes e estudantes deslocarem-se a instalações específicas. “Para uma árvore dar bons frutos, temos de começar a trabalhar na raiz, nas bases”, realçou Edgar Borges.
Filipe Mendes, docente e membro da Associação Nacional de Professores de Informática, defende que a sala de aula tem de estar em consonância com o mundo que existe fora da escola e, como tal, o professor tem de introduzir as tecnologias no ensino. Tal como Edgar Borges, defende que o modelo de professor como simples transmissor de conhecimento está ultrapassado e deixou exemplos de algumas ferramentas digitais gratuitas que podem ser aplicadas no ensino, para obter melhores resultados. “Não tenham medo de experimentar; testem e utilizem as ferramentas digitais nas aulas”, encorajou Filipe Mendes.
Os projetos Kids Media Lab e Portable Learning Labs são duas das iniciativas que fazem parte da Agenda Municipal de Educação, um guia que reúne o conjunto de atividades de complemento letivo, enriquecimento curricular e apoio à família desenvolvido pela Município. Na apresentação da Agenda, Catarina Mendes, Vereadora da Educação, salientou que “compete aos municípios apoiar a escola no desenvolvimento de projetos e atividades de interesse para os alunos e família, bem como desafiar para áreas que muitas vezes ficam adormecidas à espera de uma oportunidade melhor”.
A finalizar as V Jornadas do Professor, teve lugar a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2017/2018. Com esta distinção, a Câmara Municipal pretende “valorizar o esforço, a dedicação e o trabalho dos seus jovens munícipes, reconhecendo o seu mérito académico e a mais-valia que representam para o Município”. Este ano, foram atribuídos prémios a 17 estudantes dos 6.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos.
Os momentos culturais das V Jornadas do Professor foram proporcionados por estudantes do Conservatório de Música da Jobra.