Na época desportiva 2019/2020, os clubes e associações desportivas do Concelho de Albergaria-a-Velha receberam apoios diretos e indiretos da Câmara Municipal na ordem dos 952 mil euros. Com estes apoios – que incluem subsídios anuais e a cedência gratuita de equipamentos municipais – a Autarquia Albergariense valoriza a prática desportiva como um meio de excelência na formação e capacitação dos seus munícipes, tendo nas coletividades um parceiro estratégico na promoção e adoção de hábitos de vida saudáveis e ocupação dos tempos livres dos mais jovens aos mais velhos.
Em termos de subsídios anuais, foram atribuídos 184.750 euros a 15 clubes e associações desportivas na última época. Quanto ao custo das cedências e a ocupação de instalações desportivas municipais para a realização de treinos, jogos e eventos regulares e/ou pontuais, este totalizou um apoio de 767.119,04 euros, sendo este o valor correspondente à tabela de taxas, preços e licenças pelo uso das instalações desportivas municipais, valor este integralmente suportado pelo Município de Albergaria-a-Velha, ao abrigo do PADAF – Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física do Município de Albergaria-a-Velha.
Em 2019/2020, o número total de horas de utilização pelas coletividades desportivas nos equipamentos municipais foi de aproximadamente 21.500 horas, que se dividem pela prática de diferentes modalidades, em particular: o futebol; futsal; basquetebol; andebol; hóquei em patins; patinagem artística; voleibol; atletismo; karaté; judo; badminton; ballet; dança; defesa pessoal e natação. É de referir que a manutenção das boas condições de prática desportiva nos equipamentos municipais – pavilhões, estádios e piscinas – implicam um custo estimado anual de quase 324 mil euros.
Melhoria contínua das instalações desportivas
Tendo em conta o elevado número de horas de utilização dos equipamentos municipais, a Autarquia tem investido na melhoria dos mesmos, apostando na segurança, conforto e eficiência energética. Nos últimos seis anos, foram investidos 675.449,26 euros na beneficiação e requalificação dos equipamentos desportivos.
Neste momento, encontra-se a decorrer o procedimento de Implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nas instalações desportivas do Concelho, com um valor contratual de 24.324,48 euros, a empreitada de requalificação da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, que visa garantir a melhoria de isolamentos térmicos, acústicos e hidráulicos do equipamento, pondo fim a constantes infiltrações de água que têm provocado desgaste no espaço e dificultado o seu correto funcionamento, bem como perdas energéticas bastante significativas. Foi ainda recentemente lançado o concurso para a criação de uma pista de atletismo na Branca, com um valor base de 325.405 euros. Num futuro próximo, a Câmara Municipal espera também lançar o concurso para a requalificação do Pavilhão Municipal da Branca.