Após a sessão especial de apresentação do livro “Bia: a Fada da Magia”, de Sónia Dias e Patrícia Arede, no início de outubro, as atividades de promoção da leitura desenvolvidas no âmbito da Agenda Municipal da Educação do Município de Albergaria-a-Velha estão de regresso ao formato presencial, quer na Biblioteca Municipal, quer nas escolas do Concelho.
Na próxima semana, a 6 de novembro, pelas 11h00, a equipa SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa da Câmara Municipal voltará a dinamizar os encontros mensais com famílias à volta dos livros (e não só!) na atividade “Aos Sábados, Conto Contigo!”. Ainda com a magia do Dia das Bruxas no ar, a história escolhida para a manhã é “Bonita", de Canizales. Já em dezembro, dia 4, será a estreia do “Gatinhar de Leituras”, sessões especiais de conto para bebés dos 6 aos 36 meses, em que histórias interativas potenciam momentos de afetividade. A nova atividade terá periodicidade trimestral.
As duas atividades, desenvolvidas na Biblioteca Municipal, são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória para biblioteca@cm-albergaria.pt. A lotação é limitada.
Já para o público escolar, as “Sementes de Leitura” já estão a percorrer as escolas do 1.º Ciclo da rede pública e privada do Concelho. Nesta atividade, são apresentadas obras das metas curriculares de Português através de leituras encenadas e interativas. Dos clássicos Hans Christian Andersen e Guerra Junqueiro, aos autores contemporâneos José Eduardo Agualusa e Alice Vieira, exploram-se diferentes dinâmicas pedagógicas de forma a motivar os mais novos para a leitura autónoma.
A equipa SAC também regressou, no dia 15, às IPSS com resposta social de creche com o projeto EduBEBÉ, que visa proporcionar uma crescimento salutar e potenciar as capacidades das crianças através das expressões e artes performativas. Para o público pré-escolar, as visitas à Biblioteca Municipal para a Hora do Conto também vão voltar a 10 de novembro. A história escolhida é “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas.
Não obstante a Covid-19 ter limitado a circulação de pessoas e os encontros, a Biblioteca Municipal manteve sempre o contacto com os seus públicos durante a pandemia e o confinamento. De forma regular, foram disponibilizados, no portal e redes sociais, vídeos com histórias encenadas dos vários projetos de promoção de leitura. Estes vídeos continuam acessíveis a qualquer pessoa no Portal da Biblioteca Municipal, na secção Rede de Leituras.
Com as atividades de promoção da leitura, a Câmara Municipal pretende estimular a imaginação das crianças, promover as relações interpessoais e desenvolver a criatividade, associando, sempre que possível, uma oficina prática à dinamização da leitura. Os livros para cada atividade são selecionados de acordo com datas comemorativas do mês ou temáticas atuais, sensibilizando os mais novos para problemáticas que afetam a sociedade, como a preservação do ambiente ou o respeito pela diferença.