Seis atletas de desporto adaptado da Equipa APPACDM de Albergaria-a-Velha participaram, no dia 16 de janeiro, no 16.º Encontro de Atividades Aquáticas "Cidade de Ovar", organizado pela ANDDI – Portugal, Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual. Constituído por 17 provas, o evento contou com a participação de equipas de todo o País, que mostraram que o desporto é uma atividade verdadeiramente inclusiva.
Norvinda Tavares, Maria João Barros, Sandra Aguiar, Maria Arrojado, Karine Galvão e João Soares representaram Albergaria-a-Velha nas provas, tendo obtido boas classificações. Norvinda Tavares obteve um 2.º lugar nos 25 m e nos 50 m Livres Femininos – Sénior, a mesma classificação que João Soares obteve nos 25 m Livres Masculinos – Autismo. O atleta conseguiu também um 3.º lugar nos 25 m Costas Masculinos – Autismo. Na prova dos 25 m Livres Femininos – Master, três Albergarienses foram distinguidas: Maria João Barros (1.º lugar), Sandra Aguiar (3.º lugar) e Maria Arrojado (7.º lugar). Finalmente destaca-se a participação de Karine Galvão na atividade adaptada 25 m Costas, uma prova sem classificação nem contagem de tempo.
Este foi o segundo torneio de natação onde participaram atletas de desporto adaptado de Albergaria-a-Velha, tendo a estreia decorrido em novembro do ano passado, num evento aquático em S. João de Madeira. Ainda este mês, dois atletas marcaram presença no 26.º Grande Prémio dos Reis - Matosinhos, uma prova na área do atletismo.
Em maio de 2018, o Município assinou um protocolo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha com vista a promover a prática desportiva, na sua vertente adaptada, junto das pessoas com deficiência ou incapacidade. Desde então têm sido desenvolvidas aulas de natação, boccia e atletismo nos equipamentos municipais, não só com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, mas também para motivar e preparar os alunos para a competição desportiva. Atualmente, o projeto conta com 35 praticantes nas diferentes modalidades.