No âmbito do projeto “Albergaria Soma + Vidro”, desenvolvido pelo Município de Albergaria-a-Velha em cofinanciamento pela Sociedade Ponto Verde, realizou-se a primeira ação de sensibilização para a importância da reciclagem no Mercado Municipal – A Praça.
Uma equipa da Associação BioLiving, parceira neste projeto, iniciou ainda visitas a vários estabelecimentos do setor HoReCa (hotéis, restaurantes, cafetarias e similares) com o mesmo propósito.
Com o objetivo de contribuir para as Metas Nacionais referentes à Reciclagem do Vidro, o Município desenvolveu o projeto “Albergaria Soma + Vidro”. Este congrega, por um lado, a sensibilização da comunidade para a importância da reciclagem do vidro e, por outro, a ativação do setor HoReCa para a sua responsabilidade em instituir circuitos de encaminhamento das embalagens de vidro para a reciclagem. O projeto foi cofinanciado pela Sociedade Ponto Verde, um sinal do reconhecimento do trabalho que o Município tem desenvolvido no domínio da sensibilização e da educação ambiental.
Até ao final do mês, a equipa da Associação BioLiving vai visitar cerca de 150 estabelecimentos nas seis freguesias do Concelho. Nas suas ações, vai esclarecer os proprietários em relação aos quatro passos essenciais para dar vida à reciclagem do vidro: providenciar um contentor/ espaço acessível para o armazenamento de embalagens de vidro; sensibilizar os colaboradores para o depósito das embalagens no contentor; definir um horário para o encaminhamento para a reciclagem; aceder ao site www.linhadareciclagem.pt para encontrar o ecoponto mais próximo ou aderir à Recolha Seletiva Porta-a-Porta. Além da visita aos estabelecimentos do setor HoReCA, vão também decorrer ações de sensibilização junto dos munícipes nas várias freguesias.
O Município de Albergaria-a-Velha está fortemente empenhado em desenvolver, no seu dia-a-dia, as condições que permitam a construção de um concelho cada vez mais sustentável em prol da comunidade e, principalmente, em benefício das gerações vindouras. Aumentar a reciclagem das embalagens de vidro é um vetor que concorre para a estratégia de sustentabilidade local e que deve ser uma prioridade para todos.