“Queremos tornar a vida mais fácil a quem tem alguma limitação”, afirmou Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, na inauguração do Balcão da Inclusão, que decorreu esta manhã. O novo serviço está instalado no SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, no Edifício dos Paços do Município, e tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência.
“Todos os anos, temos acrescentado mais atividades e boas práticas à nossa política local de inclusão social, que queremos bem visível; e a abertura do balcão é mais uma iniciativa”, acrescentou Catarina Mendes, numa cerimónia que contou com a presença de Humberto Santos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, e de representantes de várias entidades locais que têm colaborado com a Autarquia na construção de um Concelho mais inclusivo e acessível.
Nos vários balcões da inclusão espalhados pelo País, quer nos municípios, quer nos centros distritais da segurança social, existe “uma efetivação da cidadania” referiu Humberto Santos. “Não existe cidadania sem o acesso à informação e é preciso evitar que as pessoas tenham de realizar percursos penosos para que possam usufruir dos seus direitos fundamentais”, acrescentou. A parceria com as autarquias é fundamental neste processo, pois a relação de proximidade com as pessoas facilita a disponibilização de informação mais direcionada.
Além da criação de serviços que promovam a inclusão social, António Loureiro, Presidente do Município, reforçou que é prioridade do Executivo promover uma cidade mais acessível, sem obstáculos para a circulação de todas as pessoas. Como exemplo, referiu a requalificação urbanística dos Novos Arruamentos, no centro da cidade, “onde ninguém acreditava que fosse possível eliminar todos aqueles degraus”. A promoção da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ou o desenvolvimento do Programa de Desporto Adaptado são outras iniciativas incluídas na “política integrada” do Município, que envolve todos os serviços da Câmara.
Quem recorrer ao Balcão da Inclusão de Albergaria-a-Velha pode obter informações sobre respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.); emprego e apoios para entidades empregadoras; prestações sociais (subsídios e apoios); produtos de apoio/ajudas técnicas; centros de recursos para a inclusão; formação profissional; intervenção precoce; benefícios fiscais; acessibilidades; transportes; e educação. O novo serviço funciona às quintas-feiras, das 9h00 às 12h30, com marcação prévia obrigatória através do contacto 911 897 362.