Mónica Soraia Pereira da Silva é a vencedora do Concurso de Fotografia “Património Natural – Pateira de Frossos”, tendo a sua fotografia “Barco” angariado mais “gostos” na votação pública que decorreu na página de Facebook do Município de Albergaria-a-Velha. Em segundo lugar, ficou Eduarda Castanheira Meireles, com “Carocha ao pôr-do-sol” e, em 3.º lugar, Cristiano Emanuel Pereira da Silva, com a foto “Bando de Guinchos-comuns”.
A entrega dos prémios decorreu ontem, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, tendo a primeira classificada recebido um prémio de 125 euros, a segunda classificada, 100 euros, e o terceiro classificado, um prémio de 75 euros. Todos os participantes receberam um certificado de participação. Foram submetidas, a concurso, 216 fotografias, de 25 concorrentes, com 20 imagens a serem colocadas a votação pública. Durante a semana de votação, foram contabilizados 7630 votos. Além dos prémios e dos certificados de participação, a Câmara Municipal entregou uma lembrança aos dois elementos externos do júri – Paulo Matos, fotógrafo profissional, e Sara Ornelas, técnica da Associação Bioliving.
“O Município de Albergaria tem apostado na valorização turística e ambiental do território, criando infraestruturas que permitem usufruir melhor da flora e da fauna, desde a criação de vias cicláveis, percursos pedestres, postos de observação de aves, entre outros”, salientou Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Turismo. O autarca acrescentou que o Concurso de Fotografia insere-se no projeto mais vasto de “valorização e dinamização da Pateira de Frossos para o turismo sustentável e, paralelamente, à abertura do Centro Interpretativo da Pateira de Frossos, que vem complementar a oferta de equipamentos existentes, promovendo a dinamização de diversas atividades, nomeadamente, exposições, oficinas, visitas orientadas, que potenciam o conhecimento da riqueza natural da zona ribeirinha do Rio Vouga”.
Por seu lado, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou a ocasião para agradecer a todas as pessoas que têm contribuído para a valorização do “tesouro” que é a Pateira de Frossos, quer através de doações, quer através da promoção da beleza natural e patrimonial do território nas redes sociais.
A sessão de entrega de prémios do Concurso de Fotografia “Património Natural – Pateira de Frossos” terminou com uma visita guiada à exposição comemorativa do centenário da Alba “Uma História Global”, que está patente na Biblioteca Municipal até ao final do ano.