A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente, até 28 de fevereiro, a exposição de ilustração “Ventanias, Correntes e Esperas”, de Inês Viegas Oliveira. A mostra individual tem lugar a convite do Encontro Internacional em Ilustração YETI - Youth Education Through Illustration/Associação Quinta das Relvas e é a primeira de um ciclo de exposições de ilustração que se pretende regular no Concelho e em articulação com este festival.
Tudo e todas as coisas – desde os pássaros, os seres humanos, as árvores, as formigas - estão em constante movimento. No caso das pessoas, até é muito difícil estarem paradas: ora sonham, ora pensam, ora pontapeiam. Os desenhos de “Ventanias, Correntes e Esperas” pretendem explorar os diferentes caminhos que todas as coisas vão tomando. Alguns estão acabados, outros são pequenos estudos, mas todos têm como ponto de partida o movimento próprio do desenho e como a artista se move e se comove.
No âmbito da exposição vão ser desenvolvidas duas atividades paralelas. A 28 de janeiro, pelas 18h00, Inês Viegas Oliveira estará na Biblioteca Municipal para apresentar uma visita guiada pelo seu processo criativo patente nos desenhos. Já no dia seguinte, pelas 11h00, a ilustradora dinamizará uma sessão especial “Aos Sábados, Conto Contigo!” com o conto-oficina “Quanto Falta para a Espera?”. Ambas as atividades são de participação gratuita, sendo a última sujeita a marcação prévia através do endereço biblioteca@cm-albergaria.pt.
Inês Viegas Oliveira nasceu em Tavira em 1995. Numa cassete gravada quando criança há uma frase que repete incessantemente para a câmara: “E agora mãe, o que é que eu faço?”. Numa tentativa de fazer e conhecer tudo, entre mãos pintadas e meias equações, formou-se em Física e deixou pelo caminho um mestrado em Matemática.
Tem uma pós-graduação em ilustração da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2020 foi selecionada para a exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha e para o projeto europeu Every Story Matters, onde desenha e escreve histórias inclusivas. Nesse mesmo ano, foi um dos novos talentos Fnac na categoria de ilustração e expôs um pouco por todo o mundo, de Portugal ao Japão. Inês Viegas Oliveira continua a fazer muitas perguntas, mas de vez em quando faz uma pausa para desenhar.