No ano de 2024, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha emprestou 17 527 recursos, o que representa uma subida de 17% em relação a 2023. Além da maior procura pelos utilizadores/leitores locais (que a 31 de dezembro totalizavam 7660), tem havido um incremento considerável no empréstimo interbibliotecas, com pedidos a surgirem das bibliotecas escolares, da Rede de Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro e de outros pontos do país, nomeadamente para concursos de leitura.
Na sua maioria, os leitores preferem levar para casa obras de literatura, havendo ainda muita procura de contos infantis. Refere-se que o fundo da Biblioteca é regularmente atualizado, havendo uma especial atenção às sugestões dos utilizadores e às novidades no mercado.
A Biblioteca Municipal esteve aberta ao público durante 297 dias, registando 26 766 entradas, mais 737 do que em 2023. Sendo, por excelência, o centro local de acesso à informação e ao conhecimento, procura igualmente ser um espaço de educação formal e informal, bem como um polo cultural de referência com uma programação regular que abarca diferentes públicos.
Em 2024, foram dinamizadas 391 atividades, entre ações próprias e cedências, que incluíram horas do conto, oficinas criativas, apresentações de livros, ações de formação, rxposições, entre outras. As ações dirigidas às famílias tiveram sempre uma elevada participação, com sessões por vezes esgotadas, sendo possível destacar os encontros mensais de conto-oficina “Aos Sábados, Conto Contigo!”, o “Histórias em Pijama”, o “Terror na Biblioteca” e, para a famílias com bebés, “Gatinhar de Leituras”.
Para o público adulto, foram organizadas nove exposições e promovidos sete “Encontros com Letras”, um espaço de divulgação das obras literárias de autores emergentes. Na área da formação, o encontro “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa” é já uma referência para docentes, equipas de bibliotecas e serviços educativos a nível nacional, tendo contado com 136 pessoas inscritas na edição de 2024.
A Biblioteca Municipal desenvolve, ainda, atividades “fora de portas”, em especial nas escolas, com o “Sementes de Leitura” a percorrer todas as turmas do 1.º Ciclo do Concelho. Nestas sessões, promove-se a leitura autónoma, lançando a semente para a descoberta dos livros com o recurso à encenação, à música ou a outras ferramentas criativas. Para os estudantes do 2.º Ciclo, a Biblioteca Municipal dinamiza o “Raízes de Leitura”, que consiste na apresentação de dramatizações de obras literárias no Cineteatro Alba. Em 2024, as peças de teatro que subiram ao palco foram “Ulisses” e “A Menina do Mar”.
De forma a facilitar a pesquisa dos recursos existentes na Biblioteca Municipal e também nas Bibliotecas Escolares, tem-se apostado na consolidação do catálogo online que, a 31 de dezembro, contava com 66 331 registos. Através do portal, localizado em biblioteca.cm-albergaria.pt, os leitores podem verificar se uma determinada obra se encontra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho e fazer uma reserva online, garantindo, desta forma, o seu empréstimo quando se deslocarem à Biblioteca Municipal. Para quem não se sente à vontade a fazer pesquisas online, o portal disponibiliza um tutorial que esclarece de forma simples os diferentes passos a seguir.