A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha está em festa até ao dia 1 de julho com várias atividades gratuitas para toda a família. Performances artísticas, conversas com autores, visitas encenadas e experiências criativas marcam o programa do quinto aniversário do equipamento cultural, que se estende por dois fins de semana.
No arranque das comemorações, a 22 de junho – dia da inauguração da Biblioteca Municipal – a Câmara Municipal fez um balanço dos primeiros anos de atividade. Delfim Bismarck, Vereador da Cultura, salientou que, em cinco anos, a biblioteca recebeu mais de 140 mil visitantes e promoveu 1727 iniciativas para diferentes públicas, de apresentações de livros a leituras encenadas, de ações de formação a performances artísticas. Atualmente, existem 6116 leitores inscritos, mais 58% do que em 2013, e uma coleção de 71 945 obras. Em termos de empréstimos, totalizaram 63 038.
No primeiro fim de semana, os visitantes puderam assistir ao espetáculo de clown As Zirolinas e o Monstro Marinho, uma criação da Arte Riso sobre a temática da conservação do ambiente, e envolver-se na lenda Bzzzoira Moira do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Em ArtSitting, um grupo de jovens pôde desfrutar de uma experiência criativa, que envolveu arte, música e um encontro especial com os Amor Electro após o concerto no recinto da Albergaria conVIDA.
No domingo, a animação continuou no Espaço Criatividade com fadas, gnomos, pinturas faciais, histórias e mandalas, proporcionadas pela Music’Amiga e a tarde acabou com uma conversa com Margarida Fonseca Santos. A escritora partilhou histórias sobre a sua coleção juvenil A Escolha é Minha, que aborda problemáticas atuais como o bullying, a homossexualidade, a perda de uma mãe ou os fogos florestais. A autora referiu que não apresenta soluções nem fins moralistas nos seus livros. “Deixo muitas portas abertas, muita esperança, mas cada um tem de fazer o seu próprio caminho”.
Nos primeiros dias de aniversário houve, ainda, visitas livres ao Castelo e Palacete da Boa Vista e Albergaria enCONTAda, onde uma animadora percorria o recinto a testar os conhecimentos dos visitantes sobre a história local. Em todas as atividades, os participantes puderam apresentar o passaporte de aniversário da Biblioteca Municipal para ser carimbado. No final das comemorações, a 1 de julho, os mais assíduos podem trocar o passaporte carimbado por brindes. As várias iniciativas dos primeiros três dias contaram com mais de 500 participantes.
No próximo fim de semana há conversas com os escritores Alexandre Martins e Nuno Caravela, a inauguração da instalação fotográfica Um Tal Vazio Que Ecoa, Ouvir Apenas, de Barrocas Leiter e mais momentos criativos para as crianças.