Mais de uma centena de pessoas marcaram presença na apresentação do quinto número da Revista Albergue, que decorreu na tarde de 10 de novembro, na Biblioteca Municipal. A edição de 2018 da publicação municipal contém 14 artigos e uma secção de notas soltas, de autores e investigadores das mais diversas formações académicas, focando temas desde a Época Medieval até aos tempos atuais.
“Os vários volumes da Revista Albergue - História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha constituem um importante fundo documental, que permite preservar a nossa memória coletiva”, afirmou Delfim Bismarck, Vereador da Cultura da Câmara Municipal e Diretor da revista. Fazendo um balanço das primeiras cinco edições, salientou que já foram publicados 68 artigos de 53 autores, totalizando 1550 páginas e 1200 imagens. Delfim Bismarck agradeceu a todos os que colaboraram, de forma gratuita, na publicação na medida em que “enriquecem e engrandecem o património de Albergaria-a-Velha”.
António Loureiro, Presidente da Autarquia Albergariense, também destacou a importância da Revista Albergue para a preservação da História local. “Falar do passado é falar de identidade; e é isto que nos diferencia dos outros”, referiu. Para o autarca, o trabalho diferenciador que se tem vindo a realizar nos vários números da revista promove “o orgulho na nossa gente, nas nossas tradições e no nosso património” e desafiou a comunidade a partilhar os seus documentos antigos, guardados em casa, e que podem desempenhar um importante papel no estudo do passado.
No quinto volume da Revista Albergue - História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha os leitores podem encontrar biografias, genealogia, História Militar e Religiosa, artigos sobre Património Edificado e Natural, abarcando um longo período que vai da Época Medieval, passando pelo Liberalismo, até à Época Moderna e Contemporânea. António Loureiro confidenciou que para o próximo número, a sair em 2019, já existem alguns artigos prontos, o que demonstra o interesse que Albergaria-a-Velha está a despertar em autores e investigadores, não só locais, mas também de fora do Concelho.
A Revista Albergue pode ser adquirida na Livraria Municipal pelo preço de 10 euros.