No âmbito do Plano de Desconfinamento, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha reabriu hoje as portas ao público. O equipamento municipal vai funcionar nos dias úteis, das 10h00 às 19h00, com o serviço de empréstimos, utilização condicionada da Sala de Leitura e dos postos públicos (pc’s), a inscrição de novos utilizadores e a visita livre a exposições que estejam patentes.
Tendo em conta as medidas de prevenção de contágio por Covid-19, a Biblioteca Municipal fará o atendimento de um utilizador de cada vez, preferencialmente por marcação, sendo solicitado o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos à entrada, o respeito pelo distanciamento físico e o cumprimento dos circuitos definidos no interior.
A inscrição de novos utilizadores pode ser feita online em https://biblioteca.cm-albergaria.pt/ e/ou presencialmente na Biblioteca Municipal, acedendo ao posto OPAC, sob a orientação de um técnico.
A Sala de Leitura poderá ser utilizada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal com um limite máximo de permanência em simultâneo de 12 pessoas, distribuídas por diferentes mesas, com os lugares e áreas de trabalho devidamente identificados e garantindo o necessário distanciamento. No acesso aos postos públicos, só são admitidas duas pessoas em simultâneo. Nos dois casos, a permanência no espaço está limitada a 90 minutos.
O acesso às estantes é da responsabilidade exclusiva do pessoal técnico e os recursos utilizados deverão ser deixados no próprio local (mesa). Não é permitida a leitura de publicações periódicas (jornais e revistas). Todos os recursos devolvidos serão remetidos para quarentena, onde permanecerão pelo período de três dias.
O Espaço Infantil e Juvenil e o espaço de cacifos encontram-se encerrados.
Na impossibilidade de o munícipe se deslocar ao edifício, a Biblioteca Municipal disponibiliza o serviço de empréstimos ao domicílio A Biblioteca à sua porta, mediante marcação prévia.