O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o oitavo número da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha no dia 6 de novembro, pelas 16h00, no Cineteatro Alba. Ao longo das várias edições, a publicação anual já trouxe a público cerca de 2.500 páginas, cerca de 1.700 imagens, em mais de 100 artigos produzidos por mais de 85 autores.
“Passo a passo, o Concelho vai ficando mais rico e a missão apresentada no primeiro número vai sendo cumprida: criar uma edição que sirva de veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação da História e do Património do Concelho de Albergaria-a-Velha”, afirma Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Diretor da Revista Albergue.
O presente número apresenta um lote de artigos de grande amplitude cronológica, que vão da Idade do Bronze à atualidade, bem como de grande diversidade temática, abarcando: arqueologia, arquitetura, arte sacra, escultura, fontes documentais, genealogia, história da indústria, passando ainda pela história de duas coletividades do Concelho, uma das quais quase a completar dois séculos de existência. São ainda de salientar dois artigos sobre Património Natural, um sobre um projeto de voluntariado ambiental e outro sobre a raça bovina autóctone da região, a Marinhoa. Quanto à imagem de capa, a escolha recaiu sobre o património heráldico do Concelho, mais concretamente sobre uma pedra de armas de grande qualidade artística, datada do século XVIII, existente na vila de Frossos.
Para Delfim Birmarck, o oitavo número da Revista Albergue traz, mais uma vez, “a satisfação de perpetuar a História e o Património que nos legaram. Com a mesma periodicidade desde a primeira hora, mantendo a qualidade a que habituámos os nossos leitores, ampliando de sobremaneira o número destes e “semeando” o interesse pelo nosso passado comum, temos conseguido cativar investigadores de formações, áreas e interesses, tão díspares, a tornar possível, ano após ano, trazer uma brisa de frescura na oferta de artigos sobre o Concelho de Albergaria-a-Velha”.