No âmbito das comemorações dos 184 anos do Concelho de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal atribuiu quatro Medalhas de Mérito Municipal, numa cerimónia que teve lugar no Edifício dos Paços do Município, na tarde 16 de fevereiro.
Com a Medalha de Grau Ouro, o Município distinguiu as empresas DURIT – Metalurgia Portuguesa do Tungsténio, Lda. e a Unimadeiras – Produção Comércio e Exploração Florestal, S.A., que têm desempenhado um papel fundamental na dinamização da economia local. Com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata foi distinguido Mário Vidal da Silva, antigo empresário, que desempenhou diversos cargos autárquicos e foi um elemento ativo no associativismo local. Finalmente, com o Grau Cobre, foi reconhecido o Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, uma coletividade que em 2019 comemora o 30.º aniversário.
Para António Loureiro, Presidente do Município, comemorar a data de criação do Concelho “é um ato de reconhecimento da História do País, do valor cultural de Albergaria-a-Velha e da ímpar importância do trabalho da nossa comunidade e de todos quantos se dedicaram ao governo deste Concelho”. O autarca referiu a importância das empresas na criação de riqueza e prosperidade no território e destacou alguns números positivos, como o volume de negócios superior a 1050 milhões de euros em 2017, um valor de exportações superior a 400 milhões de euros ou a criação de emprego, que tem levado a uma diminuição constante do número de desempregados em Albergaria-a-Velha. Por estas razões, António Loureiro considera pertinente homenagear empresas dinâmicas do Concelho, como a DURIT ou a Unimadeiras.
No entanto, “o ativo mais importante que Albergaria tem são as pessoas” e, como tal, o Presidente da Autarquia destacou também o trabalho meritório do Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, nomeadamente no que diz respeito à formação das camadas mais jovens da população, e do albergariense Mário Vidal da Silva, antigo empresário, autarca e membro ativo no associativismo local.
Mário Branco, Presidente da Assembleia Municipal, também salientou a importância do fator humano no desenvolvimento do Concelho. “Esta homenagem que o Município leva a efeito é uma homenagem a pessoas”, na medida em que as coletividades ou as empresas são a imagem da sensibilidade, do arrojo, do saber e da resiliência das pessoas que as criaram e das que lhes dão continuidade, em prol de uma melhor qualidade de vida em Albergaria. “Estão de parabéns os homenageados a quem é reconhecida a vida ou o serviço e está de parabéns a Câmara Municipal por promover esta justa homenagem e permitir o reconhecimento público do Concelho a estes cidadãos, empresas e coletividades”, concluiu.