Na tarde de 16 de outubro, teve lugar, no Cineteatro Alba, a instalação dos Órgãos do Município de Albergaria-a-Velha para o quadriénio de 2021 a 2025.
Para a Câmara Municipal foram eleitos, pela lista pertencente ao Partido Popular – CDS-PP, os cidadãos António Loureiro, Delfim Bismarck, Catarina Mendes, Sandra Almeida e José Souto, e pela lista pertencente ao Partido Social Democrata – PPD/PSD, os cidadãos Delfina Cunha e Pedro Araújo.
“O trabalho desenvolvido nos últimos oito anos mereceu a aprovação dos Albergarienses e os resultados destas últimas eleições são expressivos”, salientou António Loureiro, que renovou o mandato como Presidente da Câmara Municipal. O autarca, no seu discurso de tomada de posse, partilhou com o público presente os cinco eixos prioritários de atuação que vão nortear a ação do Executivo nos próximos quatro anos: Desenvolvimento Económico, Emprego e Atratividade do Concelho; Ação Social, Educação, Saúde e Habitação; Turismo, Cultura, Desporto e Planeamento Urbano; Ambiente, Mobilidade e Sustentabilidade; e Governação e Proteção Civil.
Dentro destes eixos, António Loureiro destacou alguns desafios, como o novo Plano de Desenvolvimento Económico, que engloba o projeto de ampliação e requalificação da Zona Industrial e execução de um novo arruamento (numa área de 17 hectares), cujo investimento municipal é superior a 3,7 milhões de euros; a requalificação do parque escolar e a aposta em ambientes educativos inovadores; a requalificação e construção de novos equipamentos de saúde; a dinamização do Programa de Apoios à Habitação; a continuação da estratégia de sustentabilidade “Albergaria-a-Verde” e a requalificação urbana, que inclui e execução do Parque da Cidade e a requalificação da antiga Estação da CP. O autarca salientou, ainda, a criação do Museu de Albergaria-a-Velha, cujo programa já se encontra em fase de conclusão.
“Neste novo mandato, vamos continuar a trabalhar com abertura, robustez e transparência, numa relação de proximidade com todos e todas, capaz de ultrapassar os desafios da atualidade e de consolidar o crescimento e o desenvolvimento do Concelho”, referiu o autarca.
Na cerimónia que decorreu no sábado, procedeu-se, ainda, à instalação da nova Assembleia Municipal, constituída por 21 elementos (13 do CDS-PP, 7 do PPD/PSD e 1 do PS), bem como pelos 6 presidentes das Juntas de Freguesia.
Hoje, 21 de outubro, realizou-se a primeira Reunião de Câmara do novo mandato 2021/2025.