A Câmara Municipal e a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha celebraram um protocolo de cooperação, dando continuidade à execução das ações inscritas no projeto “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha”. No âmbito deste protocolo de promoção do desenvolvimento territorial, a Autarquia vai comparticipar com uma verba de cerca de 80 000 euros.
De acordo com o documento, a Câmara Municipal e a Prave vão articular e partilhar recursos para a promoção de estudos, projetos e ações de desenvolvimento do território municipal, designadamente em matéria social, cultural e económica, promoção da produção local, envolvendo e capacitando diferentes agentes destas áreas.
O projeto “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha” contempla o apoio ao comércio local, o apoio ao associativismo e projetos de intervenção social e comunitária. Entre as várias ações apoiadas no âmbito do projeto é possível destacar a dinamização de campanhas de incentivo ao comércio local; o desenvolvimento de ações de formação; a promoção do VI Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa; a execução de diversos projetos de intervenção social e comunitária, designadamente o Programa CLDS “Albergaria Integra’T”, o Programa Escolhas “N’Ritmos” e o Programa Fami “CLAIM Albergaria”; a promoção e dinamização da Casa do Professor; e a integração profissional de pessoas com incapacidade através da parceria com a ASSOL.
No plano de atividades destaca-se ainda a dinamização do Ancoragem – Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Albergaria-a-Velha. Criado no ano passado, este serviço funciona na Incubadora de Empresas e tem-se revelado essencial no apoio a vítimas de violência doméstica e de género, bem como na sensibilização da comunidade para esta problemática que, infelizmente, continua bem presente na nossa sociedade.
O Município considera que as ações dinamizadoras do desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da coesão social, pela sua importância, não podem ser implementadas de forma isolada, mas antes abrangendo a colaboração de parceiros na convergência de esforços e na rentabilização de todos os meios disponíveis na prossecução de objetivos comuns.