
O próximo ciclo de programação do Cineteatro Alba, a iniciar já em abril, traz artistas bem conhecidos do público à maior sala de espetáculos do Concelho: Carolina Deslandes, Diogo Infante e Benedita Pereira, Tim, Jeff Ballard e o regresso de João Baião são alguns dos nomes em destaque.
O mês tem início com Dança a 5 de abril. “C(H)ORO”, de Sara Garcia, procura pensar a sociedade contemporânea a partir dos conceitos de choro e coro. Já a 8 de maio, no ciclo ÀS QUINTAS, “Em Estado Líquido” mergulha na essência da água, numa criação e produção MUDA’TE.
Da Dança para a Música, Carolina Deslandes apresenta um concerto intimista, de voz & guitarra, na noite de 12 de abril. O ciclo Tons Inteiros, por seu lado, traz a Albergaria-a-Velha o baterista americano Jeff Ballard, que irá atuar com o Combo Jazz da Universidade de Aveiro a 2 de maio. Ainda em maio, mas a 24, a digressão “Canta-me Histórias” de Tim passa no Cineteatro Alba, com o carismático vocalista dos Xutos & Pontapés a desfiar episódios da sua vida enquanto músico. O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo regressa a 21 de junho com o compositor, músico e cantor senegalês Momi Maiga. Já os destaques musicais do ciclo ÀS QUINTAS são o Grupo Coral Rainha D. Teresa (22 de maio) e a Banda Altamente (5 de junho).
As propostas de Teatro abrangem diferentes géneros e públicos. A 4 de maio, “A Caminhada dos Elefantes”, com encenação e interpretação de Miguel Fragata, conta a história de uma relação especial entre um homem e uma manada de elefantes. A 10 de maio, “Telhados de Vidro” reúne em palco Diogo Infante, Benedita Pereira e Tomás Taborda num drama contemporâneo sobre poder, política e paixão. Já a 28 de junho, “Eu Sou Lorca”, uma produção Momento – Artistas Independentes, parte do texto “Assim que passarem cinco anos”, de Federico García Lorca, para abordar as questões de liberdade individual e da homossexualidade em tempos de ditadura. Finalmente, a 29 de agosto, João Baião regressa ao Cineteatro Alba com a comédia “Baião d’ Oxigénio”, com muita música e energia contagiante.
No cinema, o ciclo “Comunidade” irá apresentar duas longas metragens da Venezuela – “À Distância”, de Lorenzo Vigas – e de Angola - “Por ti, Portugal, eu juro!”, de Sofia Palma Rodrigues e Diogo Cardoso.
Na produção local, vão ser apresentados projetos que são exemplos de integração, partilha e criatividade, desenvolvidos pela comunidade, para a comunidade. Assim, o público pode apreciar “Hotel Rugas”, o espetáculo final da Oficina de Teatro do Programa Idade Maior a 16 de maio; a 10.ª edição do Pontes Sonoras, onde utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha e elementos da população local constroem um espetáculo multidisciplinar, a 7 de junho; e a Orquestra (In)Quieta, onde a música surge através de um processo criativo conjunto, a 13 de junho. O ciclo Bandas em Concerto, por seu lado, convida a Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas no dia 6 de abril.