O Happy Car, um carro de supermercado que permite o encaixe de carrinhos de bebé (com ovo), foi o projeto vencedor da 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha, cuja sessão final teve lugar no Cineteatro Alba na noite de sexta-feira. As alunas Maria Almeida e Marta Ribeiro, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, foram as autoras da melhor ideia e, como prémio, vão usufruir de uma missão de empreendedorismo de três dias nos Açores.
Em segundo lugar, ficou o projeto M’ Hold Drop, uma chávena de café que retém as gotas que possam escorrer, dispensando desta forma o pires, idealizado pelas alunas Diana Alves, Jéni Claro e Lara Pinho, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Quanto ao terceiro lugar, este foi atribuído ao RollBench, um banco de jardim ergonómico e multifunções, concebido por Beatriz Marques, Beatriz Santos e Raquel Novais, também estudantes da Escola Secundária. As missões de empreendedorismo a atribuir são dois dias no Porto (2.º prémio) e um dia na Região de Aveiro (3.º prémio).
“Esta foi a maior edição de sempre, com a participação de 238 alunos e alunas, mais 45 do que no ano passado”, referiu António Loureiro, Presidente do Município. Em jeito de balanço, o autarca salientou que na primeira edição, no ano letivo 2014/2015, o concurso atraiu 55 estudantes, enquanto nesta edição, o número de participantes mais do que quadruplicou. As alunas vencedoras vão representar o Município na Final Intermunicipal, a ter lugar a 29 de maio, em Sever do Vouga. “Albergaria já arrecadou, por duas vezes, o 2.º lugar na Fase Intermunicipal; estou convencido que, desta vez, vamos conseguir o 1.º lugar”, afirmou António Loureiro.
O Concurso de ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os/as jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo em ambiente escolar. São apresentados projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Secundário e Profissional, sendo as 12 ideias finalistas acompanhadas por mentores/as de várias empresas e instituições locais.