
O Major-general João Vieira Borges é o palestrante convidado na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril, em Albergaria-a-Velha. No palco do Cineteatro Alba, o militar, professor, investigador e também comentador na comunicação social vai abordar o tema “Portugal e Valores de Abril. Desafios da nova ordem Mundial.”
As comemorações no Dia da Liberdade começam logo de manhã, pelas 11h00, com animação de rua, música, atividades para os mais novos e zés-pereiras na Alameda 5 de Outubro. A abertura oficial tem lugar às 14h30, com uma visita à Mostra, que inclui associações, coletividades e outros representantes de Angeja, freguesia parceira nas comemorações de 2025, bem como espaços dinamizados pela AHMA, APPACDM de Albergaria-a-Velha, Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Clássicos do Vouga.
Pelas 15h30, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda da Associação de Instrução e Recreio Angejense, e um momento simbólico pela Paz. Segue-se, na Alameda 5 de Outubro, uma Cerimónia junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar. Pretende-se homenagear todos os antigos combatentes e evocar a memória dos que tombaram naquela guerra, com um minuto de silêncio e deposição de uma coroa de flores.
A Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal tem início às 16h00, com a apresentação multimédia “Angeja, Rainha do Vouga”, de Marco Neves. Após as boas-vindas e mensagem do Presidente da Assembleia Municipal, Mário Branco, será dada a palavra aos líderes dos Grupos Municipais e ao Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.
Segue-se a palestra “Portugal e Valores de Abril. Desafios da nova ordem Mundial” a cargo do Major-general João Vieira Borges. Para além de uma longa e brilhante carreira militar no Exército tem um vastíssimo curriculum de que se destaca no presente: Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar; Membro do GT do Conceito Estratégico de Defesa Nacional 2020; Professor Regente da UC “Crises e Conflitos Armados” do Doutoramento em Ciências Militares, no Instituto Universitário Militar. Foi agraciado com várias condecorações, de que se destacam: “Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis”. É ainda autor de quase três dezenas de livros nas áreas de História Militar, Estratégia e de Segurança e Defesa, alguns dos quais distinguidos com prémios literários. É frequentemente convidado pelas televisões nacionais para comentar acontecimentos mundiais na área militar, defesa e segurança.
Após um momento musical com a Banda da Associação de Instrução e Recreio Angejense, as comemorações terminarão com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às exposições patentes no Cineteatro Alba: “Albergaria em Tempos de Abril” – Município de Albergaria-a-Velha; “O Legado de um Cravo” – Museu do Aljube l Alumira; “Abril em Angeja” – Constança Guerra; “Angeja de Ontem e Hoje” – António Oliveira e Paulo Tanoeiro.