Mesmo com condições climatéricas pouco favoráveis, o Pai Natal chegou a Albergaria-a-Velha na tarde de 15 de dezembro, acompanhado por soldadinhos de chumbo, estrelas cintilantes e um panda condutor de trenó. N’ A Praça, muitas crianças aguardaram pelo seu amigo de fato vermelho, que distribuiu doces, abraços e acenos por todos. Após um curto percurso até à Alameda 5 de Outubro, abriu oficialmente o parque temático Lugar das Cores, onde nem faltou a queda de neve para melhor entrar no espírito natalício.
Até ao dia 1 de janeiro o parque temático propõe várias atrações para toda a família, como a pista de gelo, carrosséis, trampolins, Casa do Pai Natal, o espaço Colour Park e o Mercadinho de Natal. Ao longo da quinzena, decorrem também vários espetáculos no Cineteatro Alba, momentos performativos ao ar livre, oficinas criativas para crianças, leituras encenadas e outras atividades ligadas ao Natal.
No primeiro fim de semana, a tradicional Gala de Circo esgotou o Cineteatro Alba. Produzido pela AlbergAR-TE – associação cultural, o espetáculo trouxe ao palco da Sala Principal música, palhaços, ilusionismo e acrobacias aéreas, tendo o público, à saída, sido surpreendido com mais uma queda de neve. Nos Pontos Lugar das Cores – espaços de animação deambulante no centro urbano – houve dança com Alice na Fábrica das Artes, comédia com os Eco Elfos e música com o Coro Taruteias & Rodopias do Programa Idade Maior no Mercado Municipal – A Praça e na Alameda 5 de Outubro.
No âmbito da atividade do Colour Park foram promovidas oficinas e leituras encenadas no fim de semana de estreia do parque temático. Na tarde de sábado, uma sessão especial de Aos Sábados, Conto Contigo! deu a conhecer um Pai Natal um pouco trapalhão com a livro O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros Contos de Natal. Seguiu-se a oficina criativa Fábrica de Brinquedos do Pai Natal, onde as famílias puderam aprender a fazer prendas originais com materiais recicláveis. No domingo, os livros e as histórias voltaram a ter destaque na programação com duas sessões Natal Estórico. A partir de obras escolhidas pelas crianças presentes, a animador/ator Ivo Prata “cozinhou” aventuras com lobos leitores, avôs baralhados e até piolhos saltitões. Pelo meio, umas reflexões divertidas sobre as situações mais “miseráveis” que nos podem acontecer no dia-a-dia. Ainda no domingo, foi possível Ver e Sentir as Cores no momento ColorADD.
A animação nos vários espaços Lugar das Cores vai continuar nos dias 22 e 23 de dezembro mas, durante a semana, os mais novos podem continuar a desfrutar das atrações fixas do parque temático das 15h00 às 19h00.
O Lugar das Cores é uma organização do Município e conta com a participação de inúmeras associações e instituições do Concelho, das Juntas de Freguesia, bem como o apoio da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior e da PRAVE.