Cuca Roseta é uma das artistas em destaque no Ciclo do Fado do Cineteatro Alba, que tem lugar entre 10 e 13 de maio. A cantora vem apresentar o mais recente disco Luz, um novo momento de revelação com canções que mais longe vão na definição daquele que é o seu Fado. O concerto é na noite de 12 de maio, pelas 21h30, com bilhetes a partir de 10 euros.
O Ciclo do Fado arranca na noite de quinta-feira, com o Fado de Lisboa de Miguel Xavier. Nascido em Guimarães, o jovem fadista foi vencedor do concurso de Fado de Lordelo do Ouro, no Porto e, em 2015, integrou o elenco do espetáculo AMÁLIA – não sei porque te foste embora. No disco de estreia, o Fado e a poesia fundem-se entre os caminhos da tradição e da modernidade. A entrada no espetáculo, com início às 22h00, é gratuita.
Na sexta-feira, 11 de maio, pelas 21h30, ruma-se à cidade intemporal dos estudantes com Alma de Coimbra. O grupo conta já com uma significativa carreira na promoção do Fado de Coimbra, um estilo musical que consideram ser um misto de irreverência da juventude, amor e saudade. Os bilhetes estão à venda com preços a partir dos cinco euros.
No domingo à tarde, pelas 16h00, o Fado é dirigido aos mais novos com Fado em MI. A criação SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa recria o ambiente típica de uma alegre Casa de Fados dos pequenos, onde a aventura acontece ao som dos maiores êxitos do Fado. A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos, com os preços para adultos a variar entre os dois e os quatro euros.
A finalizar o Ciclo do Fado, uma sessão de cinema com As Vozes do Fado, às 18h00 de domingo. O filme documentário, realizado por Ruben Alves e Christophe Fonseca, não procura dar definições, nem ser uma lição da História do Fado. Presta-se, sim, homenagem a todos aqueles que dão voz à canção tradicional portuguesa, das figuras emblemáticas aos simples amadores de Fado. O filme é uma coprodução TVI, com entrada gratuita.