No Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de outubro, o Cineteatro Alba propõe uma noite diferente com a Grande Orquestra das Mãos de Barro. Pelas 21h30, uma formação com cerca de 13 elementos, de diferentes formações artísticas, vai tomar conta do palco da Sala Principal, demonstrando como o artesanato nunca esteve tão próximo da arte.
A família dos instrumentos cerâmicos é grande, porém com expressão social tímida. A Grande Orquestra das Mãos de Barro junta um núcleo de criativos (da música, do teatro, da dança e do circo), além de técnicos, na pesquisa e regeneração artística das ocarinas e de outros objetos sonoros de barro, com vista à apresentação de uma performance original contemporânea.
Sob a direção artística de Paulo Zé Neto, numa produção d’Orfeu, este é um projeto de complexa simplicidade, com relação direta aos quatro elementos: terra (na matéria), água (na moldagem), fogo (na cozedura) e ar (na secagem e no sopro de vida ao tocar). É um espetáculo multidisciplinar que parte do barro como matéria-prima e do som como matéria-mãe.
Os bilhetes têm o preço de 6 euros, sendo de 4 euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.
Conhecer de perto os instrumentos feitos de barro
Aliada ao espetáculo, o SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa vai dinamizar no mesmo dia, pelas 10h00, a “Oficina das Mãos de Barro – A Ocarina”, orientada por João Pratas.
Nesta oficina, a decorrer na Sala Estúdio do Cineteatro Alba, a ideia é conhecer e tocar instrumentos musicais feitos de barro. A ocarina, que é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, enraizou-se na cultura popular portuguesa, tendo-se tornado identitária de algumas regiões do território nacional, onde se fixou. Além das ocarinas, outros instrumentos de barro serão explorados e mais objetos sonoros poderão ser inventados. Assim, os participantes acabam por ser oleiros de música, músicos de barro ou tocadores de cacos.
A oficina, com a duração de 90 minutos, é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para sac@cm-albergaria.pt. As vagas são limitadas a 15 pessoas, com idades superiores a 6 anos.