
A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha convida todos os Albergarienses a associarem-se às Comemorações do 51º Aniversário do 25 de Abril, que este ano contam com a colaboração da Junta de Freguesia de Angeja.
Consulte programa aqui.
Porquê comemorar Abril?
Provavelmente mais do que nunca, nestes tempos de incerteza em que parece emergir o estabelecimento de uma nova ordem mundial, é necessário comemorar Abril e os seus valores. Uma nova ordem mundial em que a razão da força anula o consignado no Direito Internacional e passa a justificar o livre arbítrio e impõe a nova regra do “posso, logo quero”. Uma nova ordem onde se faz acreditar como irrefutável que os agressores são as “vítimas” por voluntariamente terem agredido barbaramente um seu par, e os agredidos são os vilões por resistirem e não se deixarem agredir como deve ser. Uma nova ordem onde os supostos aliados da vítima aplaudem a agressão e tentam legitimá-la com a teoria de que “não tens poder e, portanto, é melhor calares-te porque se não levas mais”. Uma nova ordem onde os belicamente mais fortes redesenham fronteiras, que estavam legalmente estabelecidas e deslocam populações dos seus legítimos territórios, unicamente para dividirem entre si a exploração dos recursos naturais de Países cujo único pecado é não terem armas de resposta. Uma nova ordem onde os ditadores chegam democraticamente ao poder e só depois se perpetuam pela força. Uma nova ordem onde já não há blocos ideológicos, mas unicamente objetivos materiais.
Nesta nova ordem mundial onde o poder, o imperialismo, a ganância, a guerra e o dinheiro se tentam sobrepor e substituir ao Direito Internacional, à Diplomacia, ao diálogo lúcido e pacifista e aos valores intrínsecos a uma Sociedade que Abril preconiza. Os desígnios de uma Sociedade de Abril são no seu essencial: Paz, Solidariedade, Tolerância, Inclusão, Igualdade, Liberdade, Respeito.
Assim, nesta tentativa de imposição de uma nova ordem mundial, há que comemorar Abril, em grande comunhão e abrangência, para que os seus valores se sobreponham, sempre e para sempre, e impeçam esta maléfica descaracterização do que deve ser a Humanidade.
Comemoremos Abril sempre. Todos sem exceção. A presença dos jovens é essencial para que o sempre se perpetue.
Viva o 25 de Abril. Vivam os valores de Abril.
Mário Rui de Almeida Branco, Presidente da Assembleia Municipal
25 de Abril – Freguesia de Angeja
É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que a Freguesia de Angeja assume o papel de parceira no evento comemorativo do 25 de Abril, realizado na cidade de Albergaria-a-Velha, sob a organização da Assembleia Municipal, liderada pelo Sr. Presidente, Dr. Mário Branco, e pela sua equipa. Quero expressar, em nome desta Junta de Freguesia, os meus parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e por esta importante iniciativa.
O 25 de Abril deve ser sempre um momento de reflexão e celebração. Acredito que nós, políticos, temos a obrigação de transmitir aos mais jovens os valores de Abril e de relembrar aos mais velhos a importância da liberdade que foi tão arduamente conquistada, garantindo que esta data nunca se torne um simples feriado. Tal como o 14 de julho em França, que celebra a Revolução Francesa, devemos sair à rua para celebrar a Revolução dos Cravos com orgulho e determinação!
Como bem disse o nosso Presidente da Assembleia, “Angeja é Albergaria-a-Velha e Albergaria-Velha é Angeja.” Ao assumirmos a responsabilidade de sermos Freguesia parceira destas festividades, temos o dever de dar visibilidade às forças vivas da nossa Freguesia: as associações e instituições locais, que estarão representadas no dia 25 de Abril pelos seus membros, demonstrando a união, a dedicação e o dinamismo que nos caracterizam.
A Freguesia de Angeja também estará representada por talentos notáveis que é essencial reconhecer e valorizar, pois são eles que enriquecem a nossa identidade cultural e social.
Por fim, esta celebração só será verdadeiramente significativa com a participação de todos. Venha celebrar connosco! Porque a liberdade conquista-se todos os dias, e juntos tornamos Abril eterno!
Hélder António de Almeida Brandão, Presidente da Junta de Freguesia de Angeja