A edição de 2022 do projeto artístico de inclusão social Pontes Sonoras vai subir ao palco do Cineteatro Alba na noite de 3 de dezembro e a comunidade é convidada a participar no espetáculo. Todas as pessoas interessadas, com idade superior a 4 anos, podem fazer a sua inscrição gratuita entre 29 de setembro e 10 de outubro, aqui.
O espetáculo da sétima edição do Pontes Sonoras chama-se “Sete” e vai abordar, de forma criativa e com o recurso a diferentes artes performativas, como o número está presente de tantas formas nas nossas vidas, que nem damos conta. No palco, utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha e elementos da comunidade vão interagir para criar um momento cultural capaz de contagiar todos os que estão à sua volta.
Para participar no “Sete” não é obrigatória qualquer experiência artística, mas sim, uma grande vontade de fazer parte de um projeto que promove a inclusão através das artes. Os ensaios irão decorrer no Cineteatro Alba, com início a 12 de outubro e totalizando 17 horas, distribuídas por 7 dias. A calendarização dos ensaios encontra-se junto à ficha de inscrição online, na página de Internet do Município.
O projeto Pontes Sonoras promove o desenvolvimento de diferentes competências nos utentes da APPACDM, nomeadamente o aumento da concentração, o controlo dos momentos de silêncio, a coordenação motora e o trabalho em equipa. Os espetáculos anuais – somente interrompidos no período da pandemia - têm sido apresentados em vários espaços culturais da região, destacando-se as presenças na Casa da Música do Porto, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.
O Pontes Sonoras é uma das faces mais visíveis do programa Incluir+, uma iniciativa do Município de Albergaria-a-Velha que visa promover a inclusão social da população com deficiência. No âmbito do programa, criado em 2014, a autarquia promove, de forma regular, sessões de expressão musical, atividade física adaptada e leitura encenada junto dos utentes da APPACDM.