Maria Inês Silva (1.º Ciclo), Inês Dias (2.º Ciclo); Lara Ramos (3.º Ciclo) e Maria da Luz Cruz (Ensino Secundário) foram as vencedoras da 8.ª edição do Concurso criAtiva LEITURA, cuja prova espetáculo decorreu na tarde de 28 de fevereiro, no Cineteatro Alba. As quatro jovens vão representar o Município no CIL - Concurso Intermunicipal de Leitura, em Anadia, a 18 de maio.
Nesta fase municipal do Concurso de Leitura, estiveram em prova um total de 23 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca e da art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.
As obras selecionadas para a Fase Municipal do concurso foram “Quem são os Zupis?”, de Álvaro de Magalhães (1.º CEB); “O som das coisas leves quando caem”, de Catarina Ferreira de Almeida (2.º CEB); “Os Swifts: um dicionário de malandros”, de Beth Lincoln (3.º CEB); e “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig (Ensino Secundário). Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Salienta-se que a Câmara Municipal ofereceu a todos os participantes desta Fase Municipal a obra de leitura obrigatória correspondente ao seu nível de ensino.
Este ano, os membros do júri foram Elisabete Tavares (professora e subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis), Isabel Nina (Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares) e Teresa Cardoso (bibliotecária da Biblioteca Municipal de Aveiro).
Além das quatro estudantes que vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha premiou ainda os estudantes que ficaram em 2.º e 3.º lugar em cada ciclo de ensino. Os distinguidos receberam cheques-prenda em livros para utilizarem nas papelarias/livrarias do Concelho.
A apresentação da prova espetáculo esteve a cargo de estudantes da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e os momentos culturais proporcionados pelos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca.
No encerramento, Catarina Mendes, vereadora da Educação, agradeceu docentes e famílias “por acarinharem e investirem na leitura” e salientou os laços que se criam com o livro, a leitura e “indubitavelmente, com a cultura e com o conhecimento”.