O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com o CLDS 3G “Albergaria IntegraT”/Prave, organiza no dia 15 de setembro o seminário Um Território, Uma Associação!. O evento, a ter lugar no Cineteatro Alba, é dirigido a políticos, dirigentes e técnicos que desenvolvem atividades das mais diversas áreas de atuação que contribuem, promovem e potenciam o crescimento de uma região. A participação é gratuita.
O desenvolvimento dos territórios passa indubitavelmente pelo contributo das associações locais no alavancar de marcas ou traços identitários e diferenciadores. O associativismo apresenta-se, assim, como eixo fundamental de organização e de desenvolvimento de uma comunidade, gerando valor e riqueza e elevando a respetiva região para patamares de excelência, em benefício de todos os agentes – pessoas, entidades e serviços, que abrangem todos os setores da sociedade.
No período da manhã, a partir das 9h00, vão decorrer dois painéis sobre a temática ATUAR…Em Associação!, onde representantes de associações de diferentes áreas – cultural, desportiva, social e ambiental – vão dar o seu testemunho sobre o papel que desempenham na comunidade onde estão integradas. O associativismo juvenil também está em destaque, com uma intervenção do Instituto Português da Juventude.
Após um intervalo para almoço, às 14h15, o tema é PENSAR… em Associação!. Os oradores convidados são António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, Pedro Mota Soares, Deputado da Assembleia da República e Ex-Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Vítor Martelo, Administrador da SUGGESTUS, e Augusto Flor, Presidente da Direção da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto. O painel é moderado por Pedro Mortágua, CEO da Cidade Social.
A participação no seminário Um Território, Uma Associação! é gratuita, mas de inscrição obrigatória na página da Internet www.cm-albergaria.pt.