Na próxima sessão Histórias em Pijama na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, a 19 de maio, a contadora de histórias Estefânia Surreira apresenta “Mocho Comi!”, uma viagem pelo mundo da imaginação, onde as famílias podem conhecer personagens de encantar. A atividade, com início às 21h00, é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória para biblioteca@cm-albergaria.pt. As vagas são limitadas.
Na boca de um lobo muito bobo, viaja-se, bem aconchegadinho, até às profundezas da floresta. Lá, encontra-se uma raposa gaiteira, devoradora de quatro sardinhas, um mocho sabichão de bom coração e um corvo-tenor que é bom cantor. Para embelezar a viagem, o grande poeta Bocage também marca presença. Será uma viagem através da poesia, contos e fábulas da tradição oral, repleta de peripécias, cantigas e muita alegria.
Apaixonada por literatura e ilustração para a infância, Estefânia Surreira frequentou a Pós-Graduação em Livro Infantil, na Universidade Católica de Lisboa. Iniciou, em 2014, o seu percurso de contadora de histórias, criando o projeto “As tartarugas também voam”, pondo a narração oral no centro do seu trabalho. Dedica grande parte do seu tempo ao estudo do canto lírico, sendo o canto A Capella um “ingrediente” essencial na narração das suas histórias. Tem realizado sessões de promoção e mediação da leitura em escolas e bibliotecas, trabalhando com álbum ilustrado.
Em junho 2022, Estefânia Surreira iniciou a sua incursão no mundo do Clown, tendo frequentado cursos de Teatro Físico I Teatro Clown com Gardi Hutter e Cláudio Ivo, em Portugal e Fortaleza, Brasil. Fez também formação em Técnicas de Introdução ao Teatro, com os atores residentes do Teatro Oficina, tendo participado posteriormente em projetos teatrais do Coletivo Cão Danado e nos recitais encenados do Sindicato de Poesia de Braga. É vocalista do grupo de música experimental NyX Kaos, criado em 2011, em parceria com os músicos Marco Pereira e Eliana Veríssimo. Criou, com o amigo e narrador Vítor Fernandes, o projeto “Dois dos Montes”.